TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL A FAVOR DA PROTEÇÃO A MULHER - NORMATIZADO

Por:   •  26/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

MARCONEIDE CARVALHO CARDOZO – RA:5375758194

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).

Nova Olinda do Maranhão, Maranhão

maio de 2019

MARCONEIDE CARVALHO CARDOZO – RA:5375758194

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos Do Serviço Social III; Planejamento E Gestão Em Serviço Social; Gestão Do Sistema Único De Assistência Social – SUAS; Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional; Política De Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência).

Tutora EaD: Simone Carvalho

Nova Olinda do Maranhão, Maranhão

maio de 2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................... 4
  2. JUSTIFICATIVA ................................................................................................ 4
  3. OBJETIVO .......................................................................................................... 5
  4. PÚBLICO BENEFICIADO ................................................................................ 5
  5. IMPACTO ........................................................................................................... 5
  6. PROJETO: SERVIÇO SOCIAL A FAVOR DA PROTEÇÃO A MULHER DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UNIVERSO DE ATUAÇÃO E OPERAÇÃO PROFISSIONAL ................................................................................................. 6
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................. 8
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................ 9


INTRODUÇÃO

Não é de hoje que a violência doméstica contra a mulher se faz presente, pois é de praxe que mesmo depois do ato violento aconteça essas mulheres ainda permaneçam dentro de suas residências, ou por medo de alguma ameaça devido uma não aceitação do fim de relacionamento, ou por motivos financeiros ou mesmo para manter o vínculo familiar.

Desse modo, o profissional do Serviço Social é indispensável no amparo e acompanhamento dessas mulheres que sofreram agressões físicas e/ou psicológicas, por meios de investigação, técnicas intrusivas e avaliação para minimizar os impactos sofridos pela vítima.

O Assistente Social é fundamental no que se diz respeito ao auxílio e orientação, pois normalmente a mulher agredida não sabe muito oque pode ser feito para diminuir os impactos sofrido pela agressão, pois muitas vezes são ameaçadas e intimidadas a não fazer nada ou mesmo não sabe os tramites legais para que o agressor seja punido.

JUSTIFICATIVA

Devido o grande número de agressões domésticas identificados, e entre  essas agressões foram constatados  que, geralmente estão ligados diretamente a mulher, e por mais que essa triste realidade esteja presente entre nós, este projeto tem o intuito de mostrar o papel do profissional de Serviço Social na intervenção dessas agressões, mostrando seus métodos de aplicação técnico-profissional e formas de orientação e medidas a serem tomadas pós agressão, com o objetivo de minimizar as dores da mulher agredida.

Este projeto tem como princípio impactar o público feminino, para obterem conhecimento e respaldo do que fazer se essas agressões domésticas fizerem parte de sua realidade, de acordo com algumas informações pesquisadas em sites e revistas publicadas.

OBJETIVO

Expor a realidade de agressões domésticas a mulheres e a importância do profissional de Assistência Social na intervenção nesses casos de violência.

PÚBLICO BENEFICIADO

        Este projeto é designado as mulheres vítimas de violência doméstica, mulheres essas que ficam com sequelas físicas e psicológicas e que na maioria das vezes não sabem muito como reagir e precisam de ajuda profissional para serem norteadas ao que fazer de forma segura e que garantam a sua integridade física.

IMPACTO

        O presente projeto tem a expectativa de atingir um grande número de mulheres, que tem como realidade a violência doméstica, com o objetivo de disseminar informações plausíveis para que sirvam de assistência ao seu favor, orientando-as a tomarem decisões corretas e procurarem profissionais qualificados.

SERVIÇO SOCIAL A FAVOR DA PROTEÇÃO A MULHER DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UNIVERSO DE ATUAÇÃO E OPERAÇÃO PROFISSIONAL.

  1. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER.

Desde um passado distante a violência já era uma realidade na vida da sociedade, não relacionado apenas ao Brasil, mais também em outros países. Como um todo, a violência pode ocorrer com qualquer pessoa da família, pois é um fato hermético que contém diversos nichos, que independem de diversos fatores como, sexo, classe social, raça, orientação sexual e muitas outras. Mas, a violência doméstica normalmente está ligada diretamente com a mulher, é praticada habitualmente pelo cônjuge, esposo ou padrasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com