TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO A MULHERES VÍTIMAS DE CÂNCER DE MAMA/MASTECTOMIZADAS

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-SOBRADINHO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR – BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
A atividade prática supervisionada (ATPS)

Assunto: PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL –

TEMA: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO A MULHERES VÍTIMAS DE CÂNCER DE MAMA/MASTECTOMIZADAS

Professora EAD: Edilene Xavier Rocha Garcia

Acadêmicos:

RA 407392 – Francisca Irineuza Oliveira da Silva – Franciscairineuza@hotmail.com

RA 414442 – Edson Miguel Soares da Silva – edsonmiguel07@uol.com.br

RA 415580 – Clean da Costa Machado Souza – cleancostta@gmail.com

RA 424299 – Silvina de Santana Porto – silvinasp@hotmail.com

RA 427078 – Paulo Cezar Ferreira Loures – draxler@hotmail.com

RA 8137744410 – Solange Ribeiro dos Santos Gonçalves – solriso3@gmail.com

Sobradinho-DF

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................03
  1. -Importância do projeto de pesquisa para o Serviço Social.......03
  1. PROBLEMA DE PESQUISA ............................................................04
  2. JUSTIFICATIVA................................................................................05
  3. OBJETIVO GERAL...........................................................................11
  4. OBJETIVO ESPECÍFICO..................................................................11
  5. CRONOGRAMA................................................................................11
  6. CONCLUSÃO....................................................................................12
  7. REFERÊNCIA...................................................................................13


TEMA: O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO A MULHERES VÍTIMAS DE CÂNCER DE MAMA/MASTECTOMIZADAS

ETAPA - 1

  1. INTRODUÇÃO

  1. Importância do projeto de pesquisa para o Serviço Social

Este trabalho integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – Polo de Sobradinho/DF, realizado em grupo, teve como por objetivo apresentar as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa. 

O presente projeto de pesquisa demonstra a importância da pesquisa social para a atuação do profissional de Serviço Social, o qual possui papel importante na solução das demandas da sociedade.

        O Serviço Social surgiu no Século XIX com características assistencialistas, a partir da ajuda que a Igreja Católica praticava através dos padres, onde estes tentavam atender as necessidades da população carente. A sociologia, neste mesmo período, pautada no conhecimento científico, passou a tratar o contexto social com um cunho político e social, não mais pautado em doutrinas religiosas e foi neste contexto que o Serviço Social passou adotar uma fonte teórica metodológica em suas análises. E assim, teve inicio a construção de um profissional que não só busca-se ajudar a população carente, mas que também pudesse garantir os direitos enquanto cidadãos. E hoje os profissionais são capacitados para atender as demandas com postura crítica, ética, atuante e interventiva.

        A pesquisa social busca responder aos problemas de um grupo social através de instrumentos quantitativos ou qualitativos e com isto auxilia o pesquisador com dados que visem solucionar o problema da pesquisa. A pesquisa é o mesmo que a busca da resposta para alguma coisa, relacionando a ciência é a procura por uma solução a um problema que algum indivíduo queira saber a resposta. É, portanto, o “caminho para se chegar a ciência, ao conhecimento”.

        Segundo Filho e Santos (2011) a pesquisa bibliográfica é utilizada independente do campo a ser pesquisado, pois proporciona o conhecimento prévio sobre determinado assunto. Sendo este encontrado em fonte bibliográfico, como em livros, artigos científicos, revistas entre outros.  Sendo que a principal característica da pesquisa científica é o acréscimo ao conhecimento já existente sobre o assunto pesquisado.

        A metodologia científica nada mais é do que a ciência que “estuda os caminhos do saber” se entendermos que “método” quer dizer caminho, “logia” estudo e “ciência” quer dizer saber. É o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer ciência (BELLO, 2015).

        

ETAPA 2 - Problema de Pesquisa

O presente projeto de pesquisa parte do seguinte problema: Qual é a função do Assistente Social na reabilitação de mulheres com câncer de mama/mastectomizadas?

Sabe-se que a função do Assistente Social é de intervir, mediar, proporcionar a população menos favorecida no aspecto econômico, social e político a garantia de seus direitos enquanto cidadãos. E que a qualidade e capacitação deste profissional em atender as demandas com qualidade, destreza, agilidade e paciência é de fundamental importância quando se trata das relações interpessoais. O individuo carente de conhecimento tem neste profissional a esperança e anseio em atender seus anseios e duvidas.

O Assistente Social capacitado e apto em receber as demandas é capaz de cumprir com sua função e consequentemente obter uma solução que se adeque as necessidades dos indivíduos.

Com o intuito em atender as mulheres vítimas do câncer de mama em especial as mastectomizadas, percebe-se que frente a luta contra este terrível mal, tais mulheres se sentem desprotegidas e muitas vezes desamparadas com relação aos seus direitos oriundos das leis advindas do estado. E visando solucionar este problema o grupo propôs fazer um projeto que vise analisar e observar o papel do Assistente Social nesta empreitada.

3 - Justificativa

No Brasil o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres e a causa mais frequente de morte por câncer na população feminina brasileira, com 11,3 óbitos/100.000 mulheres em 2009, ocupando o primeiro lugar no país com 15,3% (SILVA & HORTALE, 2011; INCA, 2011).

O câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na Região Norte, onde o câncer de colo de útero predomina. Só no ano de 2012 foram estimados 52.680 casos novos, que representaram uma taxa de incidência de 52,5 casos por 100.000 mulheres. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer como um problema de saúde pública no Brasil (INCA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com