TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEXUALIDADE DOS SENIORES

Projeto de pesquisa: SEXUALIDADE DOS SENIORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE CATÓLICA SALESIANO

CURSO DE ENFERMAGEM

MATHILDE NUNES MIRANDA DE TAVARES PEDRONI MARCHITO

ICA-SAÚDE DO IDOSO

VITÓRIA

2014

ICA-QUESTIONÁRIO SEXUALIDADE DO IDOSO

Questionário de Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem apresentado a Faculdade Católica Salesiano, como pré-requisito para Avaliação das exigências da Disciplina Saúde do Idoso com orientação da prof.ª Tarsila.

VITÓRIA

2014

SUMÁRIO

1 Introdução ........................................................................................... 3

2 Objetivo ............................................................................................... 5

3 Metodologia ......................................................................................... 6

4 Intervenção de Enfermagem................................................................. 7

5 Considerações Finais....................................................................................................... .8

6 Referências .......................................................................................... 9

3

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho procura abordar o máximo possível de informações referente ao câncer considerado o mais fatal e o mais comum na população, o câncer de pulmão. No contexto do câncer, o enfermeiro atua em ações de prevenção e controle. Tem como competência prestar assistência a pacientes com câncer na avaliação diagnóstica, tratamento, reabilitação e atendimento aos familiares. Além dessas, ele desenvolve ações educativas, ações integradas com outros profissionais, apóia medidas legislativas e identifica fatores de risco ocupacional, na prática da assistência ao paciente oncológico e sua família Por isso, a pesquisa em enfermagem oncológica é essencial para gerar a base de conhecimento que fundamenta a prática clínica, além de poder identificar o impacto do câncer e do tratamento na vida de pacientes e familiares (SILVEIRA et al., 2006).

No mundo, o câncer de pulmão (CAP) é uma patologia que acomete um grande número de pessoas, contribuindo para a principal causa de morte, quando comparado com outros tipos de cânceres. É uma neoplasia que apresenta maior mortalidade, devido ao seu diagnóstico que geralmente é tardio, o que impossibilita um tratamento curativo. (OLIVEIRA, 2002).

Segundo Devita (2004), trata-se de uma doença que pode levar o individuo acometido ao óbito devido à invasão destrutiva de órgãos normais por suas células, por extensão direta ou por disseminação à distância (metastatização), que pode ser através do sangue, linfa ou superfície serosa. O comportamento anormal das células cancerosas é geralmente espelhado por mutações genéticas, expressões de características ontológicas, ou secreção anormal de hormônios ou enzimas.

Nos EUA, o número de mortes é maior que a soma da mortalidade entre os três cânceres mais freqüentes conforme a seguir: CA Colón (48.000); CA de próstata (30.200) e CA de mama (40.000). Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão esta associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o tipo que mais fez vítimas altamente letal, a sobrevivência média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e 7 e 10% nos países em desenvolvimento (INCA, 2010).

Para o ano 2010, no Brasil, foram estimados para o câncer de pulmão 17.800 novos casos entre homens e de 9.830 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 18 casos novos a cada 100mil homens e 10 para cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de pulmão em homens é o segundo mais freqüentes nas regiões Sul (35/100.000), Sudeste (21/100.000) e Centro-Oeste (16/100.000). Sendo nas regiões Nordeste (9/100.000) e Norte (8/100.000) o terceiro mais freqüente. Para as mulheres, é o quanto mais freqüente nas regiões Sul (16/100.000), sudeste (11/100.000), Centro-Oeste (9/100.000) e Norte (5/100.000), sendo o quinto mais freqüente na região Nordeste (6/100.000) (INCA, 2010).

4

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (2007), esta é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua com base em quatro pilares: a promoção, a prevenção, a recuperação e a reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

Esta pesquisa tem como finalidade ampliar o nosso conhecimento sobre CA de pulmão, contribuindo assim para a formação de novos profissionais, levando-os a refletir sobre o cuidar/cuidado com essa clientela. Também se podem realizar novas pesquisas, tendo em vista que a população sobre o CA de pulmão em relação à enfermagem apresenta um déficit. Pode-se também, realizar projetos de extensão com esta temática, para ser desenvolvida junta a Estratégia da Saúde da Família (ESF), contribuindo assim, para a divulgação sobre os fatores de risco para acometimento desta doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com