TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINISTRO APÓS RECEBER A PRESENÇA DE DETURF OU CLAY ORGÂNICO NAS CAMADAS INFERIORES

Tese: SINISTRO APÓS RECEBER A PRESENÇA DE DETURF OU CLAY ORGÂNICO NAS CAMADAS INFERIORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

2.12. SINISTRO DEVIDO A ATERRO COM PRESENÇA DETURFA OU ARGILA ORGÂNICA EM CAMADAS INFERIORES

Quando há solo muito compressível em camadas inferiores do terreno é sempre motivo de atenção e cuidados especiais, principalmente em locais onde se pretende aterrar para edificar posteriormente, tendo em vista que vão ocorrer recalques acentuados. Nesses casos se torna obrigatória a presença de um engenheiro especializado em mecânica dos solos, uma vez que vai requerer uma análise criteriosa do comportamento de todo o conjunto durante e após a execução da obra.

No litoral paulista, alguns empreendimentos principalmente em certas áreas do município de Guarujá, em São Paulo, receberam aterro sobre argila marinha, o que acarretou ao longo do tempo sérios recalques de piso e fundações, comprometendo na maioria dos casos a estabilidade da edificação.

Para não comprometer esses imóveis, foi necessário executar alguns serviços de reforço e recuperação da estrutura, bem como a substituição de uma camada de solo existente por um material mais leve, no sentido de reduzir o peso sobre a argila marinha e estabilizar os recalques.

2.13. ALGUMAS SOLUÇÕES PARA ESTABILIZARTALUDES

Alivio do empuxo

Em alguns casos, onde a altura do talude é elevada, acima de 6 m, a solução ideal pode ser a remoção de uma porção do solo para aliviar o empuxo e com isso estabilizar o terrapleno

2.13.2. Execução de Drenos

Alguns taludes naturais de encostas, quando o nível do lençol freático for elevado, pedem ser estabilizados através de drenos sub-horizontais profundos.

2.13.3. Impermeabilização da Superfície

A estabilização de um talude implica sempre se adotarem, entre outras medidas, soluções para impedir a erosão e a penetração das águas superficiais, devendo-se para tanto providenciar urna impermeabilização do talude e um eficiente sistema de captação e lançamento dessas águas.

Isso é facilmente comprovado quando viajamos de carro e constatamos inúmeras rupturas nos taludes ao lado das rodovias, causadas principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com