TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA MUSCULAR

Tese: SISTEMA MUSCULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura interna que dá sustentação ao corpo. Formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compõe o aparelho locomotor. O esqueleto tem função também de proteção de vários órgãos vitais – como os do crânio, que protegem o cérebro, ou os da caixa torácica, que protegem o coração e os pulmões.

Produção dos glóbulos – Além das funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).

Esqueleto – O esqueleto adulto tem 206 ossos. Divide-se em axial (ossos da cabeça e do tronco) e apendicular (ossos dos membros). Formados de sais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossos são também estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue.

Maior osso do corpo humano – É o fêmur, da coxa, com cerca de 50 cm num homem de 1,80 m; o menor é o estribo, no ouvido, com 2,6 a 3,4 mm.

Articulações – Fazem as ligações entre os ossos. Podem ser móveis (diartrose), como as do joelho; semimóveis (anfiartrose), como a sínfise pubiana; e fixas (sinartrose), como as dos ossos do crânio.

Doenças relacionadas: raquitismo, osteoporose.

SISTEMA MUSCULAR

Comumente se refere ao conjunto de centenas de músculos voluntários (estriados), conhecidos como músculos esqueléticos, e de suas formações acessórias, como tendões e aponeuroses. Existem também os músculos lisos, que compõem a estrutura de vários órgãos e o involuntário (músculo cardíaco).

Fibra muscular – A principal propriedade da fibra muscular é ser contrativa. Quando o músculo se contrai, chega a ficar com um terço de seu comprimento. Essa contração consome energia e produz calor.

Doenças relacionadas: distensões, distrofia muscular.

SISTEMA CIRCULATÓRIO

Constitui um sistema fechado e contínuo. É formado por coração e vasos, dentro dos quais circula o sangue.

Coração – Órgão central do sistema. É uma estrutura fundamentalmente muscular que atua como bomba, enviando e recebendo sangue pelos vasos. Funciona ritmicamente por meio de contrações (sístoles) e relaxamentos (diástoles) que se sucedem. Anatomicamente, o coração é dividido em duas metades (direita e esquerda). Cada uma apresenta parte superior (átrios) e inferior (ventrículos).

Batimentos cardíacos – No homem adulto, o coração gera em torno de 72 batimentos por minuto (freqüência normal).

Vasos sanguíneos – São estruturas tubulares que permitem que o sangue do coração chegue a todas as partes do organismo e vice-versa.

Pressão arterial – Para irrigar o organismo, o sangue se encontra sob pressão no interior do sistema cardiovascular. Um aparelho chamado esfigmomanômetro mede a pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg). Apresenta-se como pressão arterial sistólica (medida durante a contração cardíaca) e pressão arterial diastólica (fase de relaxamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com