TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ECONOMICOS

Artigo: SISTEMAS ECONOMICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

E primordial ante de qualquer tentativa articulada com fito a expor e explicar os sistemas econômicos, adentramos um pouco em pensamentos nos quais seremos levados a uma previa definição de economia seus objetos de estudo e um pouco da historia passada e da necessidade e influencia direta e indireta dos sistemas econômicos na política e na sociedade local e internacional.

 A Economia é um ciência social que tem como objeto de estudo a produção, dos bens de consumo a sua distribuição e logicamente os serviços que por ventura venham ser gerados para atender sua necessidades.

Alem de estudar o comportamento humano conseqüentes da própria da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para Atende-las. Sendo, esta, intimamente ligada à organização política das etnias ou seja e à vida das pessoas, sendo uma das principais funções justificar o funcionamento os sistemas econômicos. Visto que na antiguidade as trocas de mercadorias e as mais diversas movimentações comerciais aconteciam tanto entre povo de um mesma cultura e costumes, como entre os de diferente cultura e costumes também. Esta movimentação mesmo arcaica da época era ordenada, costumeira e necessária as relações dos agentes econômicos concedendo soluções para os problemas existentes. Sendo dai a necessidade da econômica organizada e equilibrada e a distinção dos sistemas econômicos.

Em tempo, lembrando, neste nosso artigo cientifico, que os sistemas econômicos, nada, mas são que um ramo da economia que vislumbram o estudo dos métodos e as instituições por meio dos quais as sociedades determinam suas propriedades e as diretrizes dos seus próprios recursos econômicos e as suas trajetórias, no caminho do desenvolvimento econômico.

 Sendo assim, o acima exposto, é objeto deste artigo, explicar e distinguir estes três sistemas econômicos, autônomos porem interligados, Sabe-se que um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade.

Pag 1

Sistema econômico

 O Sistema Econômico Capitalista ou economia de mercado é orquestrado pelas necessidade de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista é predominante na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização onde sua economia norteia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, unicamente da disposição de trabalho o qual vendem em troca de pagamento monetário, dos empresários capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam estes trabalhadores para produzir mercadorias (bens direcionados para o mercado) vislumbrando à obtenção de lucros.

 O Sistema Econômico Socialista direciona-se a uma das várias teorias de organização econômica que prioriza e defende a propriedade pública ou coletiva onde a administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada a priori pela igualdade de oportunidades para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. Bom Resume-se em que o estado daquela organização político econômico é o próprio povo ou seja tudo é do povo o qual seria o próprio dono das empresas as quais todas são estatais sem possibilidade de surgimento de empresas privadas.

 O sistema Econômico Misto caracteriza-se pela existência, no em meio ao universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação ascendente do Estado, por variadas razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção. Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com