TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções de um sistema econômico (problemas econômicos fundamentais - pressupostos)

Artigo: As funções de um sistema econômico (problemas econômicos fundamentais - pressupostos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  2.658 Visualizações

CONCEITO DE ECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (que são ilimitadas).

AS FUNÇÕES DE UM SISTEMA ECONÔMICO (PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS - PRESSUPOSTOS)

• O que e quanto se deve produzir: Como os recursos produtivos são escassos, saber o que e quanto produzir se torna um problema, já que a sociedade tem gostos diferentes. Então, tem-se que decidir quais as necessidades são mais importantes para a sociedade na coletividade e então decidir quanto produzir de maneira a melhor alocar os recursos escassos.

• Como produzir: Envolve o uso eficiente dos recursos pela empresas (envolve problemas de seleção de combinação de recursos e de técnicas a serem empregadas no processo produtivo). Os produtores (empresas) escolherão, dentre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.

• Para quem produzir: A distribuição dependerá da oferta e da demanda, mas também de outros fatores como e mais importante, a renda: que vem dos salários, renda das terras, dos juros e dos benefícios do capital.

Tudo depende da sociedade e como ela escolhe que seja isso.

Quais são as pessoas que irão adquirir o produto?

Aqueles que possuem rendas mais elevadas no sistema capitalista obtém maior parcela do produto da economia do que aqueles com rendas mais baixas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com