TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUS - Redes de atenção à saúde

Artigo: SUS - Redes de atenção à saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

O movimento da reforma sanitária iniciado nas décadas de 70 e 80 foram fundamentais para a melhoria do atendimento ao usuário do sistema de saúde brasileiro, culminando na constituição do SUS, em 1990, e a necessidade de uma reforma sanitária dentro das propostas de integralidade, universalidade e equidade, dando nova orientação às questões de saúde pública brasileiras, no sentido da equidade, integração dos sistemas de atenção à saúde, valorização da APS, avaliação tecnologia em saúde, uma medicina holista e do empoderamento do cidadão, demonstrando a necessidade da continuidade da reforma sanitária brasileira.

Ao longo da história do SUS, algumas sequelas foram se descortinando, levando a alguns rearranjos legislativos visando à correção de percurso, entre esses a implantação da Rede de Atenção à Saúde- RAS com novos modelos de atenção às condições agudas e crônicas. Modelos esses que apontem as formas adequadas de gestão da AB para doenças agudas, e, também, para as doenças crônicas, permitindo melhor resposta às condições de saúde do povo brasileiro..

O processo de transição demo-epidemiológica no mundo e no Brasil tem provocado grande impacto na qualidade de vida das pessoas, que vivem mais e desenvolvem doenças crônicas, que representam atualmente cerca de 75% da carga de doenças, enquanto que as doenças agudas cerca de 25% (MENDES, 2011). Atenção e cuidados relativos às doenças crônicas demandam grandes investimentos na saúde para a melhoria das condições de saúde, por meio da promoção de melhor qualidade de vida para o cidadão e diminuição da perda de produtividade deles. Isso indica que o enfrentamento das condições crônicas está sendo negligenciado ao utilizar a mesma forma de enfrentamento das condições agudas e é esse o foco que deve ser contemplado para a reversão dessa problemática. Esta é uma das razões técnicas dos sistemas de atenção à saúde, isto é, utilizar a mesma lógica das condições agudas para as condições crônicas de saúde que deveriam ter uma atenção contínua pela sua evolução insidiosa das doenças, evitando seu agravamento e as consequências correspondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com