TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Seminário: SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento Sustentável percebeu que era necessário repensar as práticas adotadas pela organização para evitar maiores danos ao meio ambiente, contribuir com a sociedade, valorizar a marca, obter maiores lucros e manter-se competitiva no mercado.

Para tanto, reuniu um grupo de colaboradores para efetivar a sua proposta e apresentá-la em uma reunião aos proprietários da empresa demonstrando a vantagem de adotar as práticas sugeridas no projeto.

Portanto, deverá ser realizado um diagnóstico dos impactos da construção civil no meio ambiente e um levantamento sobre ações voltadas para o desenvolvimento sustentável que, segundo a ONU, consiste na capacidade de suprir as necessidades sem esgotar os recursos naturais.

Para Elkington (2011), a sustentabilidade possui três dimensões que se dividem em econômica, ambiental e social.

DESENVOLVIMENTO

Com o objetivo de elaborar um programa de sustentabilidade para a Empresa L&Construção, é necessário que se faça, primeiramente, um diagnóstico dos impactos que a construção civil causa ao meio ambiente.

O setor da construção civil é responsável por uma grande fatia do consumo dos recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, o que causa relevantes impactos ambientais.

Desta forma, visando diminuir este impacto no meio ambiente, a construção civil tem caminhado rumo ao desenvolvimento sustentável, haja vista tratar-se de um setor importante da economia, essencial ao desenvolvimento econômico do país.

Assim, uma série de medidas está sendo colocada em prática, desde a utilização de fontes de energia alternativa àadoção de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, bem como soluções inteligentes para a redução do impacto ambiental, fruto das edificações.

Dentre outras, podemos citar o reaproveitamento da água e a utilização de energia solar como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais. O que antes descia ralo abaixo rumo aos esgotos, agora é reaproveitado para utilização em jardins, garagens e áreas externas, para aguar plantas, lavar carros e calçadas, respectivamente. Neste mesmo rumo, a utilização de energias limpas, como a solar, eólica e a iluminação natural dos ambientes, tem contribuído bastante para a diminuição dos impactos obtidos no meio ambiente, desde sua geração.

Hoje existem duas linhas de raciocínio quanto à construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias prima pouco processadas, como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo; e o de empreendimentos verdes, tanto na aparência quanto no processo construtivo, com a util

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com