TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Integrado

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  6.542 Visualizações

Página 1 de 10

        Serviço Social Integrado

A revolução capitalista consiste num processo de transformação histórica, porque as ações sociais deixaram de ser conduzidas pela tradição e pela religião para serem conduzidas pelo: Resposta :        a. Estado.

Fazem parte às necessidades humanas:     Resposta:        e. Todas as alternativas estão corretas.

O Serviço Social surge decorrente do movimento:    Resposta :        c. Capitalista.

Segundo Sposati (1997, p. 11), [...] pobreza é em qualquer lugar do mundo entendida como privação ou ausência das necessidades básicas, podendo mudar a intensidade da privação como ausência total de recursos que impeçam o ser inclusive de se alimentar. Podemos então considerar:   I - Estado de risco e vulnerabilidade.   II - Falta de recursos de sobrevivência.   III - estado de indigência.   IV - privação de condições materiais e acesso mínimo às políticas sociais.   Escolha a alternativa correta   Resposta:        e. Todas as alternativas anteriores.

A mediação possibilita ao profissional de Serviço Social analisar a prática alienada, reprodutora do sistema ao qual se vincula e criticamente estabelecer uma leitura conjuntural da realidade, compreender:  I - as particularidades do exercício profissional  II - as singularidades do cotidiano e estabelecer as estratégias de mediação da correlação de forças sócio-institucionais III - As necessidades valorativas do capital  Escolha a alternativa correta  Resposta:        d. I e II

Eliminar os fatores que levam as pessoas às situações de ______também significa defender __________ e aprofundar conhecimentos sobre bloqueios e imposições da estrutura socioeconômica, particularmente os que possam impedir o direito das pessoas de ________ das decisões que afetam suas vidas cotidianas. Escolha a alternativa que preenche a lacuna: Resposta:        b. pobreza, direitos, participar.

Os direitos humanos resultam da luta de classes, por meio de mobilização dos :   Resposta: a. trabalhadores e sujeitos políticos para combater situações de opressão, exploração e desigualdades.

Os direitos humanos são fruto das lutas e das conquistas alcançadas em momentos revolucionários de mobilização da população mundial.Destacam-se, na história, das revoluções: I - as Declarações de Direitos das Revoluções Inglesa (1640 e 1688),   II - a Independência Norte-Americana (1783),  III - a de 1930 no Brasil  IV - a Declaração dos Direitos Humanos de 1948.   Resposta:        d. I, II e IV

A cidade capitalista é marcada por desigualdades profundas, em que grupos sociais com acesso reduzido ao desenvolvimento econômico não conseguem custear uma moradia adequada e são impelidos a ocupar áreas de risco. O pesquisador Lobato (2003, p. 3) fala que a segregação residencial apresenta-se de duas maneiras:    Resposta:        b. Autossegregação e como segregação imposta.

Corporações oligopolizadas (diz respeito a oligopólio, ou seja, várias empresas se juntam para monopolizar determinado setor da economia. Monopolizar quer dizer ter total controle sobre tal coisa) destacam-se nesse cenário globalizado, como as montadoras de automóveis, de extração, de refino e distribuição de petróleo e de comunicação, com seus investimentos espalhados pelos cinco continentes. Assim, concentram a maioria dos estoques dos investimentos globais diretos e dos fluxos de pagamentos internacionais.   A globalização apresenta um caráter multidimensional, composto por variáveis sociais que influem na:   I. Estruturação social.   II. Divisão do trabalho.  III. Gestão dos direitos.   IV. Regulação da distribuição de bens e valores sociais.   V. Universalização de oportunidades, riscos e transformações culturais.    Assinale a alternativa correta:    Resposta:        a. I, II, III e IV

O aumento do capital constante, obtido por meio de maquinário que substituiu a força de trabalho (capital variável), provoca a queda da taxa de lucro. Para escapar da sempre presente tendência à crise (queda da taxa de lucro), o capital dá respostas por meio da reestruturação. Em outras palavras, o processo de reestruturação do capital nada mais é do que:    Resposta:        a. Uma ofensiva do capital para aumentar a produtividade do trabalho e atingir outros níveis de lucratividade.

O marco de consolidação da assistência social se dá na década de 1980 e tem em sua concepção e construção um modelo de proteção social que amplia sua cobertura e qualidade para atender às demandas brasileiras, a fim de vencer experiências que sempre tiveram o crescimento econômico como meta. Porém, é marcado por grande pressão social, crescente participação corporativa de vários setores e decrescente capacidade de decisão do sistema político. Considera-se como marco de consolidação da assistência social:  Resposta:        d.Constituição Federal de 1988.

O processo chamado globalização econômica acentuou mais fortemente mecanismos ideológico políticos e econômicos inovadores, adotados pelo capital para aumentar sua produção e manter o controle sobre a organização dos trabalhadores. A busca por mão de obra barata, o controle de qualidade constituem-se em novas estratégias para aumentar o lucro e simultaneamente contribuíram para o aumento da precarização, da exploração do trabalho e do trabalhador brasileiro. Surgem então novas formas e instrumentos de trabalho. Como já vimos, a flexibilização e a adoção de novos instrumentos de trabalho, como as tecnologias e a microinformática, dispensam a mão de obra, especialmente não qualificada, para esse novo cenário tecnológico e implementam os mecanismos de aumento das exportações em vários setores. Essa agilidade e o aumento do volume de produção facilitam de modo expressivo o atendimento das demandas externas. São elas:    Resposta:        b. A terceirização, a flexibilização e a informalidade.

Países como Inglaterra, França e Alemanha modernizaram-se rapidamente e inovaram seus métodos industriais, colaborando para aumentar o desequilíbrio entre o excesso de mercadorias produzidas e o escasso poder aquisitivo dos consumidores. Configurava-se, assim, uma conjuntura econômica de superprodução capitalista denominada de:    Resposta:        a. Crack da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Preencha a lacuna:   A ______________ apresenta um caráter multidimensional, composto por variáveis sociais que influem na estruturação social, na divisão do trabalho, na gestão dos direitos, na regulação da distribuição de bens e valores sociais, na universalização das oportunidades e riscos e nas transformações culturais, com maior disseminação de conhecimentos, constituição de valores, normas, entre outros.     Resposta:        c. Globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com