TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Política Nacional sobre Drogas

Por:   •  28/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO....................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO .........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  .......................................................................7

  1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho apresenta o relatório final do Estágio Supervisionado III e execução das ações planejadas no Projeto de Intervenção.

O projeto foi realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Tarumã – SP, especificamente no serviço de proteção social a adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida (LA), tendo como objetivo conscientizar adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, sobre o uso de drogas e seus malefícios, contribuindo para a ressignificação de valores na vida pessoal e social.

A literatura revista a respeito desse tema demonstra que muitos vínculos familiares são quebrados por causa do uso de drogas, sendo ele o motivo de outros atos infracionais cometidos por adolescentes e jovens que gera a questão social a ser trabalhada pelo assistente social juntamente com a equipe do CREAS.

Com a aprovação da Política Nacional sobre Drogas (27 de Outubro de 2005), o Estado Brasileiro reconheceu legalmente a necessidade de se conjugar esforços para que as ações relativas à problemática do uso de drogas tenham o seu principal enfoque voltado para a prevenção.

O Plano de Estágio, elaborado imediatamente após a inserção institucional, norteou as atividades desenvolvidas, pois continha o detalhamento dos procedimentos, técnicas e períodos previstos para a sua execução.

2. DESENVOLVIMENTO

Durante o estágio de observação vimos que o acompanhamento social ao (a) adolescente é realizado de forma sistemática, com frequência mínima semanal que garanta o acompanhamento contínuo e possibilite o desenvolvimento do plano individual do atendimento (PIA), com a participação do adolescente (a) e da família, contendo os objetivos e metas a serem alcançados durante o comprimento da medida, perspectiva de vida futura, dentre outros.

Nesses atendimentos pode-se constatar que grande parte dos atendidos teve envolvimento com drogas ilícitas, surgindo assim, a importância do projeto de intervenção que, através de ações desenvolvidas em parceria com um profissional da área de saúde/psicologia, trará esclarecimentos sobre o tema, objetivando uma autorreflexão e mudanças comportamentais no público alvo, possibilitando a construção de autonomias, reinserindo-o no convívio familiar, comunitário e social.

O trabalho profissional do Serviço Social em interface com a Política Nacional sobre Drogas realiza-se entendendo a necessidade de ações interdisciplinares de forma a promover a prevenção ao uso de drogas.

Nesse sentido buscou-se o entendimento de que aliado ao trabalho do profissional de saúde, o Serviço Social pode contribuir de forma efetiva para consolidação das políticas públicas de combate ao uso de drogas, a partir de sua especificidade, enquanto trabalho profissional que se volta para a garantia de direitos e construção da cidadania.

Os principais instrumentos e técnicas utilizadas durante o estágio foram: abordagem e plantão social; trabalho com grupos; entrevista; visita domiciliar; observação; o trato ético dos registros profissionais; reuniões de planejamento e avaliação; pesquisas (exploratória, bibliográfica, documental); registros de atividades e de práticas; leituras bibliográficas e análises de dados apreendidos.

De forma peculiar, como uma ação do estágio obrigatório, foram desenvolvidos, para a execução do Projeto de Intervenção, materiais audiovisuais, didáticos, informativos e de divulgação.

Foi adotada uma metodologia com enfoque participativo e integrador, buscando a parceria dos beneficiários.

A execução do projeto seus objetivos visto que o Assistente Social quando se trata de usuários de Serviços Assistenciais, tem como papel dentre outros, o de ser mediador no sentido de colaborar com a superação das relações aviltantes de subalternidade que o usuário esteja envolvido.

Portanto, o empoderamento das informações é o viés para gerar multiplicadores sobre a temática, viabilizando o exercício da cidadania, garantindo inclusão social para os usuários.

O técnico social fomentou a disponibilidade e o respeito ao compartilhamento de saberes (técnico e popular), exercício do respeito mútuo e a integração entre pessoas e o equipamento público.

O projeto atingiu o objetivo de Fomentar a reflexão sobre o assunto abordado, visando à conscientização do público alvo sobre os malefícios causados por drogas ilícitas e como esse fator interfere negativamente na ressocialização.

Foram confeccionados convites e enviados ao público alvo para uma reunião.

A participação do público beneficiado foi considerada excelente, já que compareceram 80% dos convidados.

Foi utilizado um notebook, um data show e uma câmera fotográfica.

No primeiro momento, foram dadas as boas vindas aos usuários presentes, apresentando o Projeto de Intervenção, justificando sua necessidade devido a uma demanda identificada no decorrer do estágio supervisionado.

Logo após, foram apresentados os slides com a temática a ser abordada e o projeto em si, que teve como enfoque principal atender ao publico alvo proporcionando-lhe informações a respeito de serviços oferecidos na rede socioassistencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com