TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social e Utopia

Por:   •  12/9/2021  •  Dissertação  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Uma síntese é um tipo de texto que contempla as principais ideias de outro texto.

O próprio nome já indica que ela é um pequeno resumo, um apanhado geral das ideias essenciais e sem aprofundamento. Portanto, ela nunca pode ser maior que o texto original.

Assim, a síntese é um texto com poucas palavras, no qual é dispensado tudo o que for secundário.

Note que a síntese pode ser de um livro, de um filme, de uma novela, de uma aula, etc. As sínteses acadêmicas são aquelas produzidas pelos estudantes universitários, feitas, por exemplo, de um artigo científico.

Passo-a-passo para fazer uma síntese

Leia atentamente o texto que irá sintetizar

Sublinhe as principais ideias do autor

Conecte as ideias do texto

Faça a indicação bibliográfica

Para começar a elaborar uma síntese, é necessário ler atentamente o texto que irá sintetizar para que as ideias mais importantes estejam presentes.

Portanto, não avance na produção do texto se você ainda tiver dúvidas sobre o tema e as ideias principais apontadas pelo autor.

Se achar necessário, você pode sublinhar e anotar os trechos mais importantes ou ainda, resumir cada parágrafo.

Feito isso, é hora de pontuar as principais ideias abordadas no texto. Devemos conectar essas ideias para que a síntese seja um texto corrido, ou seja, com parágrafos elaborados e não em tópicos.

Nesse caso, a coesão e a coerência textual são primordiais para que sua síntese seja clara e objetiva. O uso de conectivos pode auxiliar na construção dos parágrafos de modo que a organização do texto é um fator essencial para o entendimento dos leitores.

Lembre-se que esse tipo de texto é escrito em terceira pessoa e não se deve colocar opiniões próprias. O desafio aqui é não alterar as ideias originais do autor do texto.

Tente perceber quais são as palavras-chave, o método utilizado, os objetivos, a justificativa, os argumentos, as conclusões do autor, etc.

É importante também que no seu trabalho tenha a indicação bibliográfica, ou seja, o nome do texto e do autor que você fará a síntese.

Veja também: Coesão e Coerência

Síntese e Resumo

Muitas vezes ficamos confusos sobre a definição de resumo e síntese. É verdade que esses dois tipos de textos contém uma proposta parecida: a de produzir outro texto sintetizado a partir de uma fonte.

Embora sejam muito parecidos, eles são diferentes no que se refere as dimensões do texto. Ou seja, uma síntese é menor que um resumo e pontua somente o estritamente essencial e necessário para a compreensão de um texto.

Confira o que temos para você ficar craque em resumo:

Resumo de Texto: como fazer, tipos e exemplos

5 passos para fazer um resumo top

Síntese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com