TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social em Equipe Muldidisciplinar

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  1.786 Visualizações

Página 1 de 6

        Serviço Social em Equipe Multidisciplinar

O assistente social é um profissional liberal. A partir desse pressuposto, podemos afirmar: Resposta:        d.O assistente social é um trabalhador que pode exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica ou superior específica.

Não haverá trabalho em equipe se o próprio técnico não se reconhecer como tal, identificando suas atribuições e competências, limites e possibilidades. Nesse sentido, é correto afirmar:

Resposta:        b.  O assistente social e os demais técnicos que compõem a equipe de trabalho precisam compreender seus papéis na prestação de serviços, seja de forma individual ou coletiva, em prol de um objetivo comum.

Diante das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, é correto afirmarmos:

Resposta:   a. As novas bases de organização da acumulação capitalista promovem um aumento da precarização nas relações de trabalho e uma contínua desproteção social ao trabalhador.

Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. Esse processo exige dos profissionais:

Resposta:        c.Postura profissional, fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo.

De acordo com  a Lei 8662, de 07-03-1993, constituem ações privativas do assistente social:

Resposta:        a. Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

O que delimita a atividade como privativa do assistente social?    Resposta:        d. Sua qualificação como matéria, área e unidade de serviço social.

 “A contradição das classes sociais é dada pela estrutura econômica, pois é preciso intensificar o trabalho na tangente da apropriação dessa riqueza social (...).” (YAZBEK, 2001, p. 33-4). São expressões da contraditória conjuntura atual:     I - As transformações das relações de trabalho. II - A perda dos padrões de proteção social dos trabalhadores e dos setores mais vulnerabilizados da sociedade que veem seus apoios, suas conquistas e direitos ameaçados. III - Há um incremento da demanda por mão de obra no mercado formal de trabalho.   Resposta: e.     Apenas as alternativas I e II estão corretas.

O trabalho intensificado pode ser definido como:      Resposta:        a. Maior dispêndio de energia por parte do trabalhador, seja ela física ou intelectual.

Diante das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho, é correto afirmar:  Resposta:        a.As novas bases de organização da acumulação capitalista promovem um aumento da precarização nas relações de trabalho e uma contínua desproteção social ao trabalhador.

Complete a sentença, indicando a alternativa correta:    Ainda que o trabalho formal na indústria seja reduzido com as atuais mudanças na divisão social do trabalho, o trabalhador vive um tormento radical: ser um trabalhador livre que depende do trabalho para se reproduzir, contudo não encontra oportunidade de vender sua força de trabalho para garantir  _________ .   Resposta:             e. Seus meios de vida.

Toda a produção capitalista, à medida que ela não é apenas processo de trabalho, mas processo de valorização do capital, tem em comum o fato de que não é o trabalhador quem usa as condições de trabalho, mas, são as condições de trabalho que usam o trabalhador. Diante desse cenário, é correto afirmarmos:    Resposta:        e.   As alternativas “b”, “c” e “d” estão corretas.

Sobre Serviço Social e equipe multidisciplinar, é correto afirmar:    Resposta:        e.    As alternativas “b”, “c” e “d” estão corretas.

O assistente social é um profissional liberal, pois:   Resposta:        e. Pode exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica específica.

Sobre o trabalho em equipe, é correto afirmar:     Resposta:        b. O próprio técnico precisa identificar suas atribuições e competências, limites e possibilidades.

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a possibilidade do trabalho do assistente social não só ganhou embasamento, mas também os mínimos sociais foram reconhecidos pelo Estado como direitos sociais. Nesse sentido, qual deve ser a proposta de atuação do assistente social?    Resposta :        d.    Na perspectiva da garantia de direitos, o assistente social deve trazer para o campo da prática as legislações e pensar a realidade na totalidade do cotidiano do usuário.

No debate pós-moderno, quanto à questão da unidade e da multiplicidade, considera-se que o múltiplo...  Qual das alternativas relacionadas abaixo complementa de forma correta a sentença  supracitada?   Resposta:        a. O conhecimento é resultante de uma tensão de forças múltiplas e heterogêneas de uma práxis em perspectiva não consensual e não totalizante.

Uma exigência fundamental relacionada à concepção de saber como espaço do múltiplo é como promover o estabelecimento de uma nova relação entre profissionais, considerando que nossas formações devem nos proporcionar os fundamentos para a construção do saber coletivo. Portanto, na prática profissional em equipe multidisciplinar, o assistente social deve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com