TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura social das equipes de alta performance.

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

A estrutura social das equipes de alta performance

            Segundo Barney e Hesterly, sitam a questão da imitabilidade, como recurso valioso e raro na organização quando forem dificeis ou complexos para serem imitados.

            A atuação em equipe, propicia uma importante fonte de vantagem em relação aos concorrentes, portanto tomadas de decisoes obtidas em equipe são dificeis de imitar. O tema criado por JOHN KATZENBACH e DOUGLAS SMITH provem da dificuldade de imitar esse tipo de estrutura social, um numero pequeno de pessoas, com habilidades complementares, comprometidas com objetivos, metas e abordagens de trabalhos comuns, quais se consideram mutuamente responsaveis.

            É importante resaltar que aspectos sociais no ambiente corporativo e software sociais da empresa para formação de equipes estão relacionados entre a formulação e implemtação da estrategia na busca de vantagens competitivas baseadas na complexidade social.

A organização social na empresa: a empresa é vista como uma sociedade menor dentro de outra sociedade, há caracteristicas que precisam de observações para a construção da estrutura de um grupo. Muitas destas caracteristivas comportamentais são comuns e ajudam na conciliação entre a formulação e implementação de estrategias competitiva, e as diferenças são necessaria para aumentar a capacidade na empresa.

Senso de identidade: A instituição da empresa faz com que cada ser humano sinta-se parte de um grupo maior. No cenario atual as empresas se tornam quase um sobrenome para as pessoas. Em geral essa sensação de liberdade e confiança é importante para a adoção de posturas maios proativas. Sem identidade não há comprometimento real.

Indicadores externos e internos: Para se avaliar os resultados externos a empresa ultiliza de resultados globais na sociedade, já os internos ultilizam de  dados de cada unidade. Compartilhar esses resultados permite a todos perceber o seu papel dentro do grupo. O senso de confiança fortalece a auto estima do grupo e desenvolve o respeito mutuo entre os participantes.   

            A diferença entre um grupo de trabalho e uma equipe de alta perfomance é software social dividido em quatro aspectos:

1-    Proposito estrategico e comunicação eficiente: A estrategia e o planejamento orientam açoes conjuntas entre areas e colegas criando diretrizes de trabalho implementando a visão coletiva, facilitando a compreenção, confiança, aumentando a velocidade de resposta ao cliente.

2-    Nivelamento de informação das lideranças: A média gerencia é fundamental para conciliar e evitar conflitos entre a alta gerencia e o operacional, desenvolvendo niveis de performance diferenciados.

3-    Visão sitemica Vs Visão setorial: As relacoes de cooperação interdepartamentais garantem equilibrio entre as atividades e prazos (Visão sistemica – Andamento do processo).

Já na setorial o enfoque é apenas no desempenho do setor, o gerente é cobrado pelo desempenho do setor, não conseguindo dar propriedade a cooperação.

Equipes de alta performance baseam-se em resultados coletivos.

4-    Criterios decisorios claros: A filosofia de trabalho e alçadas decisorias, visão não engessar ou seja não aceitam excessos de criatividade. É necessario compreenção e participação para tomada de decisoes consideravelmente importantes para o desempenho. É necessario coerencia entre propostas e estrategias assim como o acompanhamento da execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com