TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço social dependentes químicos

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: relato de experiência de estágio na Coordenação de Atenção a Dependentes Químicos do estado do Piauí

Magali Sampaio de Castro

Jakelinne Lopes de Sousa Miranda

Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de estágio supervisionado em serviço social realizado na Coordenação de Atenção a Dependentes Químicos da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC). Dentre os resultados, ressalta-se que a formação profissional implica constantes aproximações com o cotidiano profissional e principalmente com as diversas formas de expressão da questão social. Neste sentido, o estágio é um momento privilegiado para a construção da identidade do profissional, visto que proporciona um momento constante e contínuo de reflexão da realidade concreta na qual o profissional está inserido e da qual é refletido pelo seu exercício profissional.

Palavras-chave: Formação profissional, prática profissional.

THE SUPERVISED TRAINEESHIP: report of experience of traineeship in the Co-ordination of Attention to Chemical Dependentes of the state of the Piauí.

Abstract: This article has since objective reports the experience of traineeship supervised in social service carried out in the Co-ordination of Attention to Chemical Dependentes of the General office of the Social work and Citizenship (SASC). Among the results, it emphasizes that the professional formation implicates constant approximations with the professional daily life and principally with several forms of expression of the social question. In this sense, the traineeship is a moment privileged for the construction of the identity of the professional, when that it provides a constant and continuous moment of reflection of concrete fact in which the professional is inserted and of which is reflected by his professional exercise was seen.

Key words: Professional formation, professional practice.


1 INTRODUÇÃO

O presente artigo “O estágio supervisionado: relato de experiência de estágio na Coordenação de Atenção a Dependentes Químicos do estado do Piauí” apresenta reflexões e discussões acerca da prática profissional, a partir da experiência de estágio supervisionado com destaque para a formação deste profissional e posterior análise das ações de uma coordenação, enquanto órgão executor de uma política.

2 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

O Estágio Supervisionado em Serviço Social é compreendido enquanto atividade curricular obrigatória, que se estabelece a partir da inserção do aluno no espaço sócio – ocupacional, com o objetivo de sua capacitação para o exercício profissional. Neste sentido, é parte integrante do processo de formação profissional.

Um equívoco, porém seria compreender o estágio como um momento privilegiado de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na academia em uma realidade concreta, na medida em que se constitui em um momento de unidade teórico – prática que possibilita a reflexão do fazer e da apropriação de elementos de crítica e descobertas sobre as questões presentes na dinâmica da sociedade (OLIVEIRA, 2004, p. 72). O estágio não é o momento de aplicação do que foi aprendido na teoria, mas sim da interação entre esta e a prática. Assim torna-se fundamental pensar o estágio como um investimento que beneficia todos os envolvidos.

As disciplinas estágio I e II são desenvolvidas totalmente no campo de estágio sob acompanhamento / orientação do supervisor de campo e do docente supervisor.

O estagiário insere-se no campo para atuar em programas / projetos desenvolvidos pelo Serviço Social na instituição ou em programação especialmente planejada para o estágio.

Desta maneira, a trajetória da profissão revela que o Serviço Social, desde sua origem, é marcado como uma profissão eminentemente interventiva. Iamamoto (1993, p. 108) também


contribui para o debate ao levantar o problema do Serviço Social não se institucionalizar “como uma ‘ciência especial’ no quadro da divisão do trabalho” não surgindo com a função precípua de produzir conhecimentos que articulem o campo “peculiar” do saber, consoante a divisão do trabalho que foi forjada historicamente entre as ciências.

Considerando o caráter dinâmico das transformações societárias, particularmente as mudanças na própria ordem do capital, expressas no aprofundamento dos efeitos perversos da “questão social”, como assevera Serra (2000 et. Al., p. 252), o assistente social deve estar sintonizado com as diversas formas de expressão dos problemas societários, o que pressupõe o uso da pesquisa e da intervenção como instrumento de análise da realidade, necessário não somente para responder as demandas já posta , mas às “potenciais à força de trabalho do assistente social”.

3 A IMPORTÃNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: relato de experiência

Pode-se verificar que o estágio em Serviço Social requer esforços por parte do estagiário tanto intelectual como prático. Intelectual porque exige um alto nível de abstração, a apreciação das diversas teorias existentes por meio das quais se busca compreender a realidade; prático, porque o estágio requer planejamento e compromisso na busca do alcance dos objetivos a que se propõe.

O que se coloca como intrigante nesta experiência é que esta busca por novos conhecimentos e a necessidade de no processo de estágio se elaborar um conjunto de atividades como o Plano de Estágio, Projeto de Intervenção, Relatório de Estágio, dentre outros se tornou evidente que o que se coloca é não somente descobrir o que há de novo, mas o que se encontra atrás da aparência do dado, possível por meio das experiências proporcionadas pelo estágio no cotidiano profissional.

A experiência de estágio, destacada neste estudo, foi devidamente supervisionada pela professora Drª Lúcia Cristina dos Santos Rosa e pela Assistente Social Liana Cronemberger. Todo o processo de estágio, que envolve desde a inserção institucional foi orientado por estas


supervisoras e pelo Plano de Estágio elaborado no início da inserção no campo que objetivou nortear as atividades a serem desenvolvidas pela estagiária, detalhando os procedimentos, técnicas e períodos previstos para execução.

Destaca-se como fundamental que o estágio também proporcionou um contato direto com a dinâmica institucional e os entraves postos a profissão na execução de suas atividades, no atendimento dos usuários assim como na aplicação dos instrumentais que vão se aperfeiçoando na medida em que estão sendo utilizados e reinsignificado pela prática profissional e necessidades da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com