TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Serviço Social Com as Famílias Dependentes Químicos

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  12.507 Palavras (51 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 51

UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1]

UNIDERP 

__________________________________________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

WESLEY ALVES DA SILVA

ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS

E A FAMILIA COMO FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO

___________________________________________________________________

Aparecida de Goiânia - Goiás

2021


WESLEY ALVES DA SILVA

ADOLESCENTES USUÁRIOS DE DROGAS

E A FAMILIA COMO FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO

Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à UNIDERP - UNIVERSIDADE ANHANGUERA, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Tutor Orientador: Jôsi da Costa Greffe

Professor Supervisor: Jordanea

Aparecida de Goiânia - Goiás

2021


RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A família como fator de risco e proteção para o/a adolescente de 12 aos 18 anos, prevista na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe no art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do estudo analisou o que leva à família a ser exposta como fatores de risco e proteção para o/a adolescente quanto ao uso de substâncias psicoativas e qual o papel do assistente social frente a essa demanda na redução de danos em relação aos usuários de álcool e outras drogas, buscando analisar como esta categoria profissional vem discutindo a questão do uso de drogas na sociedade e como se dá sua prática profissional na perspectiva da redução de danos, tendo como base as produções científicas da área. A pesquisa parte do pressuposto de que sempre haverá substancias psicoativas na sociedade e não é possível ignorá-la, as ações trabalhadas na redução de danos em seus diferentes níveis de atenção, busca minimizar seus efeitos prejudiciais, priorizando o bem estar dos indivíduos. Para isto, se percorreu sobre alguns aspectos históricos da política pública de assistência social no Brasil, abordando em seguida os riscos e os fatores de risco. Contextualizando os fatores de proteção e distinguindo o mecanismo dos fatores determinantes onde a família é um agente de risco e proteção para o/a adolescente. A pesquisa utilizou-se da metodologia descritiva e qualitativa da amostra bibliográfica e teve como procedimento a busca de artigos a partir dos descritores bibliográficos. Finalmente, realizou-se a análise, acompanhada de discussão crítica do material acerca do crescente e, cada vez mais precoce, o consumo de drogas pelos adolescentes e seus fatores/proteção que afetam várias dimensões na vida do indivíduo, e principalmente o convívio familiar, pesquisas apontam a família como um importante agente nessa transformação.

Palavras - chave: Adolescência. Família. Fatores de risco e proteção. Substâncias psicoativas. Redução de Danos.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO......................................................................................................04

2- O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA FAMÍLIA............................................06        

3- A FAMÍLIA, ADOLESCENTE E A DEPENDÊNCIA QUÍMICA............................10

4- DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ...........................................................................16

4.1 Drogas lícitas..........................................................................................16

4.2 Drogas ilícitas.........................................................................................17

5- A FAMILIA COMO UM AGENTE DE RISCO E PROTEÇÃO.............................19

6- O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA REDUÇÃO DE DANOS....................25

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................34

8- REFERENCIAS...................................................................................................36

  1. INTRODUÇÃO [a]

O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi analisar o que leva à família a ser exposta como fatores de risco e proteção para o/a adolescente quanto ao uso de substâncias psicoativas e qual o papel do assistente social frente a essa demanda no município de Aparecida de Goiânia Goiás. Sendo de fundamental importância compreender que a família faz parte do processo dos fatores de risco e proteção no uso de substâncias psicoativas por parte do/a adolescente.

É uma fase marcada pelas modificações físicas e psicológicas, de suma importância e fundamental para a formação da identidade e desenvolvimento humano, e é neste período que as substâncias psicoativas podem estar mais presentes na vida destes indivíduos, sabendo que estudos apontam os números crescentes e cada vez mais, precoce, o consumo de drogas por este público. Segundo a historiografia, observou-se através deste estudo uma compreensão sistêmica acerca da relação entre adolescentes de 14 aos 18 anos incompletos e o papel da família como agente de proteção e risco na transição da infância à fase adulta e o uso de drogas neste meio.

Os fatores de proteção e risco vão distinguir o mecanismo determinante onde a família é um agente de risco e proteção que pode afetar várias dimensões na vida deste indivíduo, e principalmente no convívio familiar, pesquisas apontam a família como um importante autor nessa transformação. A forma como os pais se comportam definem a prática da criação, principalmente nessa fase, quando não sabem monitorar, faltando um encorajamento, afetividade e principalmente saber colocar limites, os adolescentes têm dificuldade em fazer essa transição, o que pode agravar a incidência da iniciação do uso de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.7 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (58 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com