TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome De Burnout

Pesquisas Acadêmicas: Sindrome De Burnout. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A síndrome de burnout (SB) tem sido considerada um problema social de extrema relevância e vem sendo estudada em vários países. Ela surge como uma resposta aos estressores interpessoais ocorridos na situação de trabalho ¹.

O termo burnout é definido, segundo um jorgão inglês, como aquilo que deixou de funcionar por absoluta falta de energia. Metaforicamente é aquilo, ou aquele, que chegou ao seu limite, com grande prejuízo em seu desempenho físico ou mental ².

A definição de burnout mais utilizada e aceita na comunidade científica é a fundamentada na perspectiva sócio-psicológica, sendo entendido como um processo e constituído por três dimensões. A primeira, exaustão emocional, é caracterizada pela falta ou carência de energia e um sentimento de esgotamento emocional. A segunda, despersonalização, é definida como a falta de sensibilidade e a dureza a responder às pessoas que são receptoras de seu serviço e, por último, a baixa realização profissional, que se dá a uma diminuição do sentimento de competência em relação ao trabalho com pessoas ¹.

Os resultados parecem evidenciar que o tipo de doente e o tipo de cuidado que eles requerem podem ser uma fonte de estresse ³.

O trabalho desenvolvido em hospitais requer que todos os profissionais tenham suficiente experiência clínica e maturidade que permita enfrentar e tomar decisões difíceis, geralmente com implicações éticas e morais 4.

O trabalhador que atua em instituições hospitalares está exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem estar. Dentre vários, podemos citar as longas jornadas de trabalho, o número insuficiente de pessoal, a falta de reconhecimento profissional, a alta exposição do profissional a riscos químicos e físicos, assim como o contato constante com o sofrimento, a dor e muitas vezes a morte 4.

A profissão de enfermagem foi considerada frequentemente na literatura como uma ocupação particularmente estressante, caracterizada pelas continuas demandas físicas e emocionais que os profissionais recebem de seus pacientes. O trabalhador de enfermagem que geralmente possui mais de um vínculo empregatício, tem pouco tempo destinado ao lazer e, como a maioria dos trabalhadores pertence ao gênero feminino, a jornada de trabalho doméstico também deve ser considerada na análise da qualidade de vida desses profissionais 5.

O estresse assistencial é uma síndrome que se considera conseqüência da exposição crônica ao estresse laboral devido aos seus sinais e sintomas que lhe caracterizam. As diferenças entre estresse e estresse assistencial não são fáceis de estabelecer sendo que são mais qualitativos que quantitativos. O estresse diminui com o descanso, não ocorrendo o mesmo com a síndrome de estresse assistencial. A síndrome de estresse assistencial é crônica, e aqueles profissionais com serviços que se caracterizam por uma atenção intensa e prolongada a pessoas que estão em uma situação de necessidade e dependência. Caracteriza-se por presença de: cansaço emocional, despersonalização abandono de realização profissional 3.

Este conceito forma parte do que em psicologia se conhece como fadiga laboral o desgaste profissional, conceituado por Maslach Jackson, se caracteriza por estado de esgotamento intenso e persistente, perda de energia, motivação e extrema irritabilidade tanto em meio laboral como familiar demonstrando às vezes agressividade e desmotivação, causado por problemas no trabalho 6.

Estudos mostram que o desequilíbrio na saúde do profissional pode levá-lo a se ausentar do trabalho (absenteísmo), gerando licenças por auxílio-doença e a necessidade, por parte da organização, de reposição de funcionários, transferências, novas contratações, novo treinamento, entre outras despesas. A qualidade dos serviços prestados e o nível de produção fatalmente são afetados, assim como a lucratividade. A instituição tem aumento em seus gastos (tempo, dinheiro) com consequentemente rotatividade de funcionário acometidos pelo burnout 2.

O burnout foi reconhecido com risco ocupacional para profissões que envolvem cuidados com saúde, educação e serviços humanos. No Brasil, o Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, aprovou o Regulamento da Previdência Social e, em seu Anexo II, trata dos Agentes patogênico causadores de Doenças Profissionais. O item XII da tabela de Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados com o Trabalho (Grupo V da Classificação Internacional das Doenças – CID-10) cita a “Sensação de Estar Acabado” (“Síndrome de Burnout”, “Síndrome do Esgotamento Profissional”) como sinônimo do Burnout, que, na CID-10, recebe o código Z73.0 7.

Estudos realizados nos Estados Unidos indicam que a síndrome de burnout constitui-se em um dos grandes problemas psicossociais atuais, desperta interesse e preocupação não só por parte da comunidade científica internacional, mas também das entidades governamentais, empresariais e sindicais norte-americanas e européias, devido à severidade de suas conseqüências, tanto em nível individual como organizacional. O sofrimento do indivíduo traz conseqüências sobre seu estado de saúde e igualmente sobre seu desempenho, pois passam a existir alterações e ou disfunções pessoais e organizacionais, com repercussões econômicas e sociais 8.

A escolha deste tema foi importante, considerando que esta síndrome é um fenômeno pouco conhecido em nossa realidade. Esta pesquisa serviu para elucidar e esclarecer algumas duvidas a respeito desta síndrome e será de benefício para os profissionais da enfermagem tendo em vista que a mesma acomete muitos profissionais da área.

2. Objetivo

O objetivo deste trabalho é levantar informações a respeito da prevalência da síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem.

3. METODOLOGIA

Para elaboração deste estudo foi realizada uma revisão da literatura que ocorreu de acordo com as seguintes fases: delimitação do tema, busca na literatura, leitura e avaliação dos estudos e apresentação dos dados relevantes ao tema. A pergunta que orientou o levantamento bibliográfico foi: a) síndrome de burnout e a enfermagem. A seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicos: BIREME, Lilacs e Scielo e biblioteca da instituição de ensino privado Universidade Nove de Julho. Os critérios de inclusão dos artigos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com