TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome de burnout

Seminário: Síndrome de burnout. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  7.206 Palavras (29 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 29

A síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, queimar por completo), também chamada de síndrome do esgotamento profissional, foi assim denominada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.

A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante de Burnout, mas não a única. O desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho é outra fase importante da síndrome: o portador de Burnout mede a auto-estima pela capacidade de realização e sucesso profissional. O que tem início com satisfação e prazer termina quando esse desempenho não é reconhecido

Burnout - um estado de exaustão emocional, mental e físico causado pelo estresse excessivo e prolongado - acontece quando a vida oprime você . Isso acontece com mais frequência a pessoas que trabalham em uma profissão de ajuda, são perfeccionistas ou workaholics. Porque o burnout é um processo gradual que acontece ao longo de um período de tempo prolongado, a melhor maneira de evitá-lo é olhar para os sinais e sintomas.

Sinais e Sintomas emocionais sinais: sintomas de um desgaste potencial emocionais incluem cada vez mais desmotivado, cínico e pessimista; experimentando diminuição da satisfação e sentimento de realização , e sentindo-se impotente , preso e derrotado. Você também pode começar a duvidar de si mesmo, se sente como se estivesse sozinho no mundo e experimentar uma sensação de fracasso. Pessoas em profissões de prestação de cuidados, tais como professores, profissionais de saúde e conselheiros, ou os pais podem experimentar sentimentos de querer se machucar ou a pessoa para quem eles estão cuidando . Workaholics com um esgotamento iminente podem encontrar-se cada vez mais irritado ou impaciente com os seus colegas de trabalho, clientes ou clientes. Sua produtividade pode diminuir.

Sinais e sintomas físicos: sinais e sintomas físicos incluem sentindo cansado e esgotado a maior parte do dia, tendo dores de cabeça frequentes, dores nas costas, dores musculares e ficando muito doente. Alterações no apetite, ganho de peso ou perda, tendo problemas para dormir ou dormir demais também são típicos.

Comportamentais Sinais e Sintomas: você pode retirar-se amigos e da família, e perder o interesse em atividades que anteriormente apreciado, bem como retirar responsabilidades. Você pode adiar, levam mais tempo para fazer as coisas, e que você pode levar a sua frustração sobre os outros. Em um esforço para lidar, você pode começar a abusar de alimentos, drogas ou álcool. Workaholics pode começar pulando trabalho, ou chegar mais tarde e sair mais cedo porque a idéia de estar no trabalho é cada vez mais intolerável. Quando você está no trabalho , você pode ter problemas para começar com suas tarefas . Você pode tornar-se deprimido e se envolver em comportamento escapista, como tornar-se promíscuo ou o desenvolvimento de traços compulsivos.

Revisão da Literatura

Síndrome de burnout ou estafa profissional

e os transtornos psiquiátricos

Burnout syndrome and psychiatric disorders

Telma Ramos Trigo 1, Chei Tung Teng2, Jaime Eduardo Cecílio Hallak 3

1 Médica psiquiatra, mestranda do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de

Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

2 Médico e doutor em psiquiatria, coordenador do Pronto Atendimento do Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP e

Supervisor do Ambulatório do Grupo de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

3 Professor doutor do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica do

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Endereço para correspondência: Telma Ramos Trigo. Av. Ovídio Pires de Campos, 785, 3º andar, Sala 12 – 05403-010 – São Paulo, SP.

E-mail: trtrigo@yahoo.com.br

________________________________________

Resumo

Contexto: A síndrome de burnout é conseqüente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Objetivo: O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito da síndrome no Brasil e em outros países, considerando sua prevalência, possíveis fatores de risco para seu desenvolvimento, sua associação com outros transtornos psiquiátricos e conseqüências para o indivíduo e a organização em que trabalha. Métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando-se a base de dados da MedLine, Scielo, American Psychiatry Association, Evidence-Based Mental Health, American College of Physicians, Agency for Healthcare Research and Quality, National Guideline Clearinghouse e da Organização Mundial da Saúde no período compreendido entre 1985 e 2006. Conclusão: A prevalência da síndrome de burnout ainda é incerta, mas dados sugerem que acomete um número significativo de indivíduos, variando de aproximadamente 4% a 85,7%, conforme a população estudada. Pode apresentar comorbidade com alguns transtornos psiquiátricos, como a depressão. Os efeitos do burnout podem prejudicar o profissional em três níveis: individual (físico, mental, profissional e social), profissional (atendimento negligente e lento ao cliente, contato impessoal com colegas de trabalho e/ou pacientes/clientes) e organizacional (conflito com os membros da equipe, rotatividade, absenteísmo, diminuição da qualidade dos serviços). Mais pesquisas devem ser realizadas para que mudanças positivas nas organizações de trabalho sejam baseadas em evidências científicas.

Trigo, T.R. et al. / Rev. Psiq. Clín 34 (5); 223-233, 2007

Palavras-chave: Estafa profissional, trabalho, estresse, prevalência, transtornos psiquiátricos.

________________________________________

Abstract

Background: Burnout syndrome is consequent

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com