TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Economico

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

SistemasEconômicoscapitalista e socialista

2. Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pelapropriedade privada dos meios de produção e pela liberdade deiniciativa dos próprios cidadãos. A fase de acumulação do capital por meio do lucro obtidocom o comércio e, ainda, por meio da exploração do trabalho dohomem, seja o assalariado ou o escravo, recebe o nome decapitalismo comercial. Com a Revolução Industrial, a atual fase do capitalismorecebe o nome de capitalismo financeiro. A atividade bancária, ouseja, empréstimos de dinheiro a juros, predomina. Todas asoutras atividades dependem dos empréstimos bancários. Amoeda tornou-se a principal "mercadoria" do sistema.

3. Este sistema caracteriza em linhas gerais: Pela propriedade privada ou particular dos meios de produção; Pelo trabalho assalariado; Pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal. A interferência do Estado nos negócios é pequena. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado.

4. Socialismo é a denominação genérica de um conjunto deteorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam aabolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livrochamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedadede uma forma menos injusta. Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadaspela Revolução Industrial, as idéias de reformar a sociedadeganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadorescomo Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, KarlMarx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaramconhecidos como socialistas. Essas idéias socialistas espalharam-se pela Europa edepois por todo mundo; e não ficaram somente na teoria. É ocaso da Revolução Socialista de 1917, na Rússia, onde apopulação colocou em prática as idéias socialistas.

5.  Não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção; A economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; O trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.

6. A Guerra Fria deve ser entendida como uma disputa entreduas superpotências. Contudo, foi uma disputa não declarada.Cada uma das nações procurava ampliar suas áreas deinfluência sobre o mundo, Foi também uma disputa ideológica,isto é, em que se defrontavam os dois tipos de organizaçãoeconômica, política e social: o capitalismo e o socialismo. A grande disputa teve início a partir de uma declaração deTruman, presidente dos Estados Unidos, em 1947: O presidentedeclarou que iria fornecer ajuda militar ao governo grego naluta contra as guerrilhas socialistas e que iria, desse modo,procurar conter o avanço da influência socialista. Estabeleceu-se, a partir desse momento, um clima decompetição, de guerra fria, entre as duas superpotências.Estas que rivalizaram-se em poder militar e econômico,procurando ultrapassar um ao outro.

7.  http://www.algosobre.com.br/geografia/capitalismo-x- socialismo.html Aline Nº 01 Andressa Nº

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com