TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialização

Monografias: Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Como a socialização do individuo é responsável pela interiorização de valores, normas e cultura social. Destaque como este processo faz com que o indivíduo exerce o controle social sob si mesmo.

O indivíduo nasce sem noção de nada, a partir das relações que se estabelece com o grupo social que o rodeia, a crença torna-se um cultural. A socialização se torna possível quando há interação por geração em geração. O individuo impõe a si mesmo as regras sócias, pois elas fazem entidade para si; o individuo é o sujeito do seu próprio constrangimento. A socialização pode ser concebida como o elemento essencial da interação na medida em que as pessoas desejam fazer valer a sua autoimagem através da obtenção do reconhecimento dos outros. O indivíduo adota o ambiente social em que vive sendo voluntariamente objeto do constrangimento exercido pelo outro. Numa primeira fase da vida de um ser humano, a socialização é levada pela família, onde esse processo é importante no que se diz respeito à assimilação de normas, valores e padrões comportamentais. Na segunda fase a escola assume o papel da socialização. O indivíduo aprende novos papéis, contribuindo para a formação complexa da personalidade do individuo, este processo pode ser superficial no sentido de não exigir profundas mudanças, mas, por outro lado, também pode comportar grandes alterações na sua personalidade.

O homem é um ser sócio cultural, pois está inserido numa determinada comunidade de cultura, sendo capaz de influenciar e transformar o mundo à sua volta, de modo, a satisfazer suas necessidades e realizar-se quanto individuo. Faz da sua a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O outro fica nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal etc. Este processo resulta num considerável esforço da identidade do seu próprio eu. O outro é a quem, nunca o igual ao seu eu. É a tendência de valorizar a própria cultura, tomando-a como próprio parâmetro para valorizar e julgar a demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com