TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solo Arenoso

Pesquisas Acadêmicas: Solo Arenoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho

de

ciências

solo arenoso

Solo arenoso é muito seco, porque a areia é bastante permeável, deixando as águas que caem passarem com facilidade.

Este tipo de solos geralmente é composto por areia. Solo arenoso possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas. Apresenta poros grandes(macroporos) entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade. Por isso nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas. Nesse escoamento,a água pode levar consideravelmente sais minerais,contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes. O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.Dependendo da planta pode ser feita o cultivo nesse solo.

solo argiloso

O solo argiloso possui mais de 30% de argila na sua composição de partículas sólidas. Esse tipo de solo possui grãos muito pequenos (microporos). Como os espaços entre os grãos, os poros, também são muito pequenos, eles retêm mais água. Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado após uma chuva.

Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

solo humífero

O solo humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta ou terra roxa. Apresenta cerca de dez por cento de húmus.

É ideal para o cultivo, pois é arejado, permeável e fornece grande parte dos sais minerais necessários às plantas. O solo é composto por várias partículas misturadas, ou seja, ele pode ter espessura e estrutura variáveis. A textura do solo é determinada pelo tamanho dos grãos e pela separação entre eles. A classificação dos solos vai depender do tipo e da quantidade de grãos que estão presentes neles. Os grãos da terra são o resultado de constantes transformações de rochas. Os tipos de grão dependem da rocha-mãe da qual derivam as suas características. O solo humífero é rico em nutrientes minerais, provenientes da decomposição de restos de seres vivos.

O solo humífero é um solo que apresenta maior quantidade de húmus do que os demais,ele é arejado, impermeável e fofo.

O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo, devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café, referindo-se ao solo com a denominação Terra rossa, já que rosso em italiano significa vermelho. E, devido a similaridade entre essa palavra, e a palavra "roxa", o nome "Terra roxa" acabou se consolidando.

O solo de terra roxa também existe na Argentina, aonde é conhecida como "tierra colorada", bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes. Assim tem muitos humus e é dificil de passar agua sobre eles.

onde ocorre :

permeabilidade

a permeabilidade é a medida da capacidade de um material (tipicamente uma rocha) para transmitir fluídos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos hidrocarbonetos em reservatórios de petróleo e gás e da água nos aquíferos. A unidade de permeabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com