TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução de metóxido de potássio

Tese: Solução de metóxido de potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A reação se deu em três etapas:

Como pode-se observar, para a síntese do produto preparou-se uma solução de metóxido de potássio (que atua como catalisador) através da reação do hidróxido de potássio com metanol que posteriormente reagiria com o óleo de fritura. O uso do metanol ao invés de etanol, por exemplo, se dá, pois o metanol é um álcool com uma cadeia mais curta que conduz a transesterificação em um grau de extensão maior para os ésteres alquílicos. Desta forma, o rendimento da reação é maior quando se usa o metanol.

Uma etapa importante do processo é a restituição do catalisador (metóxido de potássio), já que o seu retorno torna o processo mais barato e rentável. Essa restituição consiste na reação da fase inferior da mistura da reação do metóxido de potássio com o óleo de fritura. Essa fase da mistura reage com o excesso de álcool presente, restituindo o catalisador e formando um diacilglicerídeo. Esse sub-produto pode ser separado e utilizado para fabricação de cosméticos (cremes, condicionadores), pois funciona como um lubrificante. Esse reaproveitamento de sub-produtos salienta o baixo teor de desperdício da produção do biodiesel, onde além da obtenção do produto, pode-se recuperar o álcool, o catalisador e sub-produtos com utilidades viavelmente econômicas.

Após a reação de síntese do biodiesel, submeteu-se o sistema à lavagens para purificação do produto. A primeira lavagem com ácido clorídrico se deu para a retirada de traços básicos do catalisador. A segunda lavagem com solução saturada de cloreto de sódio tinha como papel desfazer a emulsão formada anteriormente para que a separação das fases fosse mais eficiente. Finalmente, a terceira lavagem com água destilada se deu para retirar o excesso de cloreto de sódio do produto. Para confirmar que o excesso do catalisador básico havia sido eliminado, mediu-se o pH da solução com fita de pH obtendo-se 7,0, confirmando a eliminação deste na fase aquosa. Para a retirada de traços de água adicionou-se sulfato de sódio anidro e posteriormente filtrou-se a mistura para a retirada do mesmo.

Resultados e Discussão

Após o aquecimento do óleo, observou-se a formação de uma mistura trifásica, consistindo em uma camada maior e mais densa de um líquido amarelado, semelhante ao óleo vegetal; outra camada de um líquido alaranjado mais viscoso que o anterior; e uma fase sólida de cor amarelo-pálido e de consistência pastosa. Portanto, não houve a formação de biodiesel, pois, segundo descrito na literatura, após o procedimento deve ocorrer a formação de duas camadas na mistura (umas delas é a glicerina e a outra é o biodiesel)

Uma explicação para o ocorrido pode ter sido uma falha no aquecimento ou na agitação da solução. O aquecimento catalisa a formação dos ácidos graxos e sem eles o álcool dificilmente reagiria com o óleo, formando os ésteres de ácidos graxos. Além disso, o hidróxido de sódio teria reagido com o óleo, em uma reação de saponificação. Como havia pouca quantidade de hidróxido de sódio, pouca quantidade do óleo reagiu. Isso explica a grande quantidade de óleo inerte presente no final da reação (o líquido amarelado) e os sólidos amarelados, que na verdade são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com