TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sumario De Quimica

Trabalho Escolar: Sumario De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Uma corrente elétrica pode provocar uma reação química ou uma reação química pode

produzir uma corrente elétrica. A relação entre estes dois fenômenos é estudada por um ramo da química chamado eletroquímica.

Conceitos fundamentais

A Eletroquímica é a parte da química que estuda o relacionamento entre a corrente elétrica e as reações químicas: - Produção de corrente elétrica, através de uma reação química: pilha- Ocorrência de uma reação química pela passagem da corrente elétrica: eletrólise. Para melhor entender a eletroquímica, vamos recordar algo sobre oxidação e redução.- Oxidação: Quando uma espécie química perde elétrons na reação.- Redução: quando uma espécie química recebe elétrons na reação.

Reatividade dos metais

Nesse procedimento foram feitas soluções com quatro metais ( Mg, Zn, Cu, Fe ) todos em estado solido, depositados em um tubo de ensaio juntamente com ( CuS04, FeSO4, ZnSO4, AgNO3 ) todos em estado aquoso, foram usados dezesseis tubos aonde em dez ocorreu a reação ( Mg – Reagiu com todos ), (Zn – Reagiu com todos menos ‘’ZnSO4’’ ), ( Cu – Reagiu apenas com ‘’AgNO3’’ ), ( Fe – Reagiu apenas com ‘’CuSO4’’ e ‘’AgNO3’’ ) .

Construção de Pilha de Volta

Nesse procedimento foram lixadas duas laminas de Zinco e duas laminas de Cobre; mergulhado tiras de papel filtro em soluções de Sulfato de Cobre e Sulfato de Zinco; assim foi montado a pilha em um esquema de uma lamina de Cobre, solução de sulfato de cobre, solução de sulfato de zinco e lamina de zinco, nesse caso ocorre uma semi – reação aonde o Zinco ganha elétrons e o Cobre perde elétrons. Nesse procedimento a lâmpada da pilha se acende.

Eletrodeposição

Nesse procedimento foi ligado a placa de cobre no pólo positivo e o clipe no pólo negativo, se observou a eletrodeposição de cobre sobre o metal, lembrando que os elétrons vem da pilha e não do clipe.

Eletrólise

A eletrólise é usada industrialmente para produzir o alumínio e o magnésio, para extrair metais de seus sais, para preparar o cloro, o flúor e o hidróxido de sódio, e para refinar o cobre. Ela também é usada na eletrodeposição (galvanoplastia). - Galvanoplastia: é uma técnica que permite dar um revestimento metálico a uma peça, colocando-a como cátodo (pólo negativo) em um circuito de eletrólise. O processo da galvanoplastia consiste em um metal que, submergido em um substrato, transfere íons para outra superfície (metálica ou não), através da eletrólise. O objeto cuja superfície será revestida sofre a redução e deve estar ligado ao pólo negativo, o cátodo, de uma fonte de energia, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um pólo positivo, o ânodo. No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual o objeto que recebe o revestimento metálico é ligado ao pólo negativo de uma fonte de corrente contínua enquanto o metal que dá o revestimento é ligado ao pólo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com