TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Trabalho acadêmico: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 AGRONEGOCIO 4

2.1.1.1 ORGÃO PUBLICO 5

3 EMPRESAS SUSTENTAVEIS..................................................................................6

3.3 COLEGIO ENIAC 6

3.4 FOTOS ENIAC 7

3.5 NATURA ................................................................................................................8

3.6 KIMBERLY-CLARK................................................................................................9

4 CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERÊNCIAS........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O novo contexto mundial impulsiona as empresas a adotarem modelos de gestão mais sustentáveis. Neste sentido, a responsabilidade social empresarial emerge como uma alternativa cada vez mais comum de colocar em prática a sustentabilidade empresarial.

Ser socialmente responsável considera a premissa de que o crescimento econômico .

Representado na geração de riquezas – é uma contribuição aquém daquilo que as empresas devem oferecer a nossa sociedade.

Foi e ainda é cada vez mais necessária a reflexão sobre os problemas e desafios globais que fazem parte nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.

Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente, pelo reposicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Na visão ma ONU,a sustentabilidade envolve os seguintes aspectos:conservação do solo,da água e dos recursos genéticos animais e vegetais,alem de não degradar o ambiente,ser tecnicamente apropriado,economicamente viável e socialmente aceito (GIORDANO,2005).

A noção de sustentabilidade incorpora uma clara dimensão social e implica atender tam¬bém as necessidades dos mais pobres de hoje, outra dimensão ambiental abrangente, uma vez que busca garantir que a satisfação das necessidades de hoje não podem comprometer o meio ambiente e criar dificuldades para as gerações futuras. Nesse sentido, a idéia de desen¬volvimento sustentável carrega um forte conteúdo ambiental e um apelo claro à preservação e à recuperação dos ecossistemas e dos recursos naturais (BUAINAIN, 2006, p. 47).

2.1 AGRONEGÓCIO 2 – AGRIBUSINESS

Mas o que é afinal agronegócio? Ou em inglês Agribusiness?

Nada mais é do que agricultura sofisticada, senão vejamos: Os avanços tecnológicos mudaram radicalmente a fisionomia das propriedades rurais, sobretudo nos últimos 50 anos. Houve uma migração muito grande do meio rural para os centros urbanos, notadamente as Capitais as que motivaram um “inchaço” das capitais e respectivas regiões metropolitanas.

2.1.1.1 ÓRGAO PUBLICO l 4 – SUSTENTABILIDADE

Mais de 185 órgãos públicos já fazem parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para promover ações de sustentabilidade no ambiente de trabalho. Essas instituições estão inserindo atitudes sustentáveis em sua rotina.

Com o objetivo de dar ainda mais visibilidade a essas ações inovadoras, o MMA também investe no canal de comunicação chamado Rede A3P. Para participar da rede não é necessário que a instituição tenha aderido ao programa, ou seja, qualquer órgão público interessado em aprender e difundir práticas sustentáveis pode participar desta rede.

O principal objetivo é promover a troca de experiências, por meio do intercâmbio técnico, divulgação de informações relevantes à A3P, sistematização de dados e disseminação de informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos. A coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA, Ana Carla de Almeida, explica que a rede é um canal de comunicação permanente que permite incentivar mudanças organizacionais.

Atualmente, 472 órgãos participam da rede. Deste total, 35% são da esfera federal, 35% da estadual e 30% da municipal.

CONCEITO DE CONTABILIDADE AMBIENTAL

Sabe-se que a contabilidade, como ciência social, tem como principais.

funções o registro do patrimônio, seu controle, mensuração e, sobretudo fornecer

informações fidedignas acerca das atividades de qualquer entidade. Partindo desta

premissa, destaca-se a contabilidade ambiental como um verdadeiro espelho das

Interações de uma empresa com o meio ambiente.

VANTAGENS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL.

Segundo Kraemer (2002), podemos apontar diversas vantagens relacionadas ao uso da contabilidade no enfoque ambiental, tais como:

• Mensurar e alocar os custos ambientais, permitindo um planejamento contínuo de suas aplicações;

• Mensuração dos passivos ambientais;

• Utilização intensiva de notas explicativas e indicadores de desempenho ambiental;

• Poder verificar de forma precisa as reduções com recursos como água, energia, solo e demais potenciais do meio físico;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com