TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Tcc

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  4.564 Palavras (19 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 19

CULTURA ORGANIZACIONAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Cynthia Helena Aquino de Souza

RESUMO

O presente artigo discorre sobre a cultura organizacional, as organizações estão hoje enfrentando desafios associados ao acirramento da competitividade. Portanto, as forças competitivas em ação já não têm fronteiras bem delineadas, não se limitando a produtos similares ou à guerra de preços. Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte. O Clima Organizacional dentro de uma organização é um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas. Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização. Sendo assim, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos. Quando se fala em organizações, as mudanças significativas não ocorrem a curto prazo. Isto acontece devido a dificuldade natural de não só mudar a cultura vigente como também conseguir administrar as forças e influências externas à organização.

Palavras-chave: Organização; Clima organizacional; Cultura organizacional; Mudança organizacional.

1. INTRODUÇÃO

O artigo tem como objetivo abordar a cultura organizacional dentro das organizações públicas. É preciso antes mesmo de explanar-se sobre clima e cultura organizacional apresentar-se o conceito do termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo. (CUNHA, 2010).

Assim, a maneira de lidar com as diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional e na produtividade. Sendo assim, o relacionamento interpessoal e o clima dos grupos podem trazer satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais, repercutindo na organização em sua totalidade. (CUNHA, 2010).

Contudo, é que o conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e interagem dentro de uma organização e conseqüentemente colaboram para o estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.

No presente artigo, aborda-se o conceito de organização, a diferença entre Administração e Organização, o conceito de Mudanças, apresenta-se compreensões sobre o desenvolvimento Organizacional, a origem do Desenvolvimento Organizacional, a cultura Organizacional, a cultura e as Organizações Brasileiras, os aspectos positivos da influência da Cultura Organizacional e os aspectos negativos da influência da Cultura Organizacional, além de abordar-se o clima organizacional para a criatividade e como implementar um clima organizacional favorável as equipes.

2. Conceito de organização

Segundo Chiavenato (1999), pode-se dizer que vivemos numa sociedade eminentemente organizacional. O homem em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, e é controlado por organizações e nelas passa a maior parte do seu tempo.

A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com ambiente. A Organização informal tem sua origem na necessidade do indivíduo de conviver com os demais seres humanos. Mudança é a capacidade de adaptação com as condições básicas de sobrevivência (BELHIM, 1996, p. 34).

Para Pires e Macedo (2010), as organizações públicas têm como objetivo prestar serviços para a sociedade. Elas podem ser consideradas como sistemas dinâmicos, extremamente complexos, interdependentes e inter-relacionados coerentemente, envolvendo informações e seus fluxos, estruturas organizacionais, pessoas e tecnologias. Elas cumprem suas funções, buscando uma maior eficiência da máquina pública e um melhor atendimento para a sociedade.

Neste sentido, percebe-se que as organizações de serviços públicos dependem em maior grau do que as demais do ambiente sociopolítico: seu quadro de funcionamento é regulado externamente à organização. As organizações públicas podem ter autonomia na direção dos seus negócios, mas, inicialmente, seu mandato vem do governo, seus objetivos são fixados por uma autoridade externa.

2.1 Diferenças entre Administração e Organização

Segundo Belhim (1996), Fayol no seu conceito amplo e compreensivo de Administração, como um conjunto de processos entrosados e unificados, abrange aspectos que a organização por si só não envolveria, tais como os da previsão, comando e controle. A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto, estática e limitada. A partir daqui, a palavra organização passa a ser usada com dois significados diferentes.

I - Organização como uma entidade social;

II - Organização como função administrativa.

Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao referir-se às diferentes atividades e à coordenação existente na organização e refere-se às pessoas como contribuintes das organizações.

Conforme Belhim (1996), os autores do desenvolvimento organizacional adotam ao conceito tradicional de organização, as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos (típicos do conceito tradicional) e os sistemas orgânicos (abordagem do desenvolvimento organizacional). Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com