TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade ser

Seminário: Sustentabilidade ser. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

O intuito do projeto Crê Ser é fazer história e acontecer, de tal forma, que sejamos aprimorados no caminho da sabedoria, crescendo na infinita estrada do conhecimento, agente eterno, fonte inesgotável e transformador de mentes, ambientes, culturas, povos e nações, desenvolvendo quatro abordagens.

♦ Abordagem Científica;

♦ Abordagem Socioambiental;

♦Abordagem Humana;

♦ Abordagem Sócio-Cultural;

Abordagem Cientifica: Crê Ser - A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento cientifico e tecnológico é cada vez mais valorizado, neste contexto esta abordagem foca as descobertas cientificas como meio para solução de grandes questões que afligem a humanidade, como as doenças, as agressões ambientais em sua amplitude, por meio de experimentos e criação de situações problemas, pesquisas, contextualização de temas geradores verificada e comparada na realização teórica e prática de cada elemento apresentado/estudado. Desse modo colaborando para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o educando como individuo participativo e parte integrante do universo.

“ Ciência é apenas uma das formas de dar sentido ao mundo e aos fenômenos que nos cercam”. Conhecimento é: “formas de o homem tentar entender o mundo que o cerca”. (Marcondes, 1997,p.20).

Abordagem Socioambiental: Ser – A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que evidenciam as interrelações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade. Sendo assim esta abordagem foca a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência do conjunto de ecossistema existente no universo que são essenciais para a vida humana, animal e vegetal. Respeitar os limites de transformação e reprodução da natureza na sua biodiversidade, acreditando que as nossas iniciativas para conservação dos recursos naturais, que são implantadas na consciência de nossos alunos hoje, possam repassar para gerações futuras gerando um espírito socialmente responsável.

“A educação ambiental deve contribuir para a formação de uma atitude ética e política que se reflita nas ações humanas frente aos ambientes de modo a possibilitar assumir com responsabilidade nova posturas e novos valores que ajudem na melhoria da qualidade da vida”. (Boff, 1999).

Abordagem Humana: É preciso ressaltar a importância do acesso ao conhecimento socialmente acumulado pela humanidade. Porém, há outros temas diretamente relacionados com o exercício da cidadania, há questões que devem ser tratadas, como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais , os preconceitos. Esses temas devem ser tratados pela escola, ocupando o mesmo lugar de importância das demais áreas. Ao se admitir a realidade social, por ser constituída de diferentes classes e grupos sociais, é contraditória, plural, polissêmica, e isso implica a presença de diferentes ponto de vista, será então possível compreender que seus valores e seus limites são também contraditórios. Por outro lado, a visão de que a constituição da sociedade é um processo histórico permanente permite compreender que esses limites são potencialmente transformáveis pela ação social. E aqui é possível pensar sobre a ação política dos educadores. A escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como um espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação. Assim a abordagem humana norteia a interação no mundo ao redor do educando dando-lhe autonomia, cidadania, o conhecimento de si mesmo, sua autoestima, o seu Eu, a sua casa, a sua história familiar, o seu país, a sociedade, a escola, as descobertas das diferenças e semelhanças existentes entre si, focando o respeito pelo próximo e suas relações interpessoais, inseridas no processo de desenvolvimento dos seus sentimentos, suas emoções e do seu intelecto.

“Definitivamente o que existe para o homem tem um nome. Aquilo que não tem nome não existe, não pode ser pensado. Quanto mais palavras conheço, quanto mais conceitos posso articular, maior é o meu mundo” ( Duarte, 1984).

Abordagem Sócio-Cultural: Crê Ser – Nesta abordagem os princípios norteadores são as raízes culturais dos povos, suas crenças, enfocando as tradições e os valores regionais, a musicalidade, o ritmo, a alegria, as letras que se destacam em nossos criadores de poesia, contos, histórias e também, na arte de representar e produzir conhecimento, por meio de talentos criativos, capazes de mudar e transformar ambientes.

“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”. ( Cora Coralina).

Nossos valores – Tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

Pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista que tira do educando o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

O ser humano em idade escolar desenvolve uma estabilidade emocional maior através do dar e receber de outrem. Nesse sentido o projeto Crê Ser juntamente com sua equipe de desenvolvimento pode fazer intervenções muito significativas em várias áreas afins.

♦ Desenvolvimento Sócio Emocional;

♦ Desenvolvimento do Raciocínio Moral;

♦ Desenvolvimento Espiritual.

E suas teorias.

"Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, o respeito, a bondade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com