TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE E CARACTERÍSTICAS [Ni (NH3) 6] Cl2

Tese: SÍNTESE E CARACTERÍSTICAS [Ni (NH3) 6] Cl2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Tese  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 10

URSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

AULA II: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO CLORETO DE

HEXAAMINONÍQUEL II – [Ni(NH3)6]Cl2

José Cácio Martins Machado – 20085935B

Marriete Gonçalves Simões – 20085943B

Maio, 2012

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO [Ni(NH3)6]Cl2

Objetivo

O presente trabalho tem por objetivo levar ao aluno do Ensino Médio uma visão clara de como são realizados os procedimentos experimentais para a síntese e a caracterização de um composto, assim como são realizados os cálculos e a que conclusões nos levaram os dados obtidos no experimento, sendo necessárias duas aulas, uma para a Síntese e outra para a Caracterização do Ni(NH3)6]Cl2.

Aula 1

Introdução

Ocloreto de hexaaminoníquel II, [Ni(NH3)6]Cl2, o qual mostraremos a técnica experimental para sintetizá-lo e caracterizá-lo e que contém moléculas de Níquel (Ni), Amônia (NH3) e Cloro (Cl), é um sólido de cor azul-violeta na forma de cristais, que é solúvel em água e em solução aquosa de amônia, mas insolúvel em amônia concentrada, álcool etílico e éter.

Ometal níquel é dúctil e resistente à corrosão. Acontece na natureza em combinação com arsênio, antimônio e enxofre. Apresenta condutividade elétrica e térmica elevadas. Em solução aquosa o estado de oxidação +2 é o mais importante, sendo pouco comuns as reações de oxidação de +2 para +3. Ao realizar a síntese de um composto, significa que vamos ter a obtenção deste a partir dos seus componentes ou elementos primordiais. Já nas caracterizações, como do Ni2+, Cl- e NH3, evidenciamos a presença destes no composto e na sua formação, verificando se a reação foi ou não realizada e obtida com sucesso.

A amônia (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch que consiste em reagir nitrogênio e hidrogênio em quantidades estequiométricas em elevada temperatura e pressão. À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade, o que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água. Transporta-se esse gás na sua forma liquefeita dentro de cilindros de aço sob muita pressão. É muito utilizada em compostos de agente refrigerante, na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e uréia.

O cloro é um elemento químico, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi está situado na série química dos halogênios e no estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. O cloreto de sódio é comum como sal de mesa.O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante, branqueador e desinfetante. É gasoso e muito tóxico (neurotóxico), foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.

Nesta aula, iremos sintetizar um complexo que é composto, portanto, por níquel, cloro e amônia. Quando falamos em síntese de um composto, estamos nos referindo à sua obtenção a partir de substâncias mais simples.

Utilizaremos algumas técnicas durante a realização do experimento muito comuns em laboratórios como a filtração a vácuo, cujo objetivo é separar o sólido de líquido ou fluido que está suspenso, onde é conectada uma bomba de vácuo ao funil (que deve ter ligação para isso, como por exemplo, funil de Buchner) e ao se criar vácuo no seu sistema, a velocidade de passagem do líquido pelo papel vai ser maior, como se sua amostra fosse sugada. Outra técnica que utilizaremos é a titulação, um método usado para determinar a concentração de um reagente conhecido, reagindo totalmente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida. Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado. É comum utilizarmos em procedimentos experimentais, além das vidrarias e reagentes necessários, alguns materiais que nos auxiliam tanto durante o procedimento

– como é o exemplo da capela, que tem a função de eliminar odores e vapores tóxicos que são liberados durante o processo de manipulação de reagentes no laboratório, como no caso da amônia, que é inflamável e de um odor muito irritante, por isso, só pode ser manipulado dentro de capelas. Também utilizamos materiais para checar algumas condições, evidenciar ou confirmar a realização de certos procedimentos, como por exemplo, o papel de tornassol, utilizado quando se quer determinar, unicamente, se a solução é ácida ou básica, podendo ser azul, que se torna vermelho em condições de pH ácido ou vermelho, que muda para a coloração azul em condições de alto pH, básicos. Na medida em que forem necessárias, algumas informações serão acrescentadas na descrição da prática.

Parte Experimental

Materiais e reagentes necessários

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com