TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia NHS

Resenha: Pedagogia NHS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

O SUS começou nos anos 70, com movimentos sociais a ditadura pelas Liberdades Democráticas e Democratização do Estado, e veio a ser uma obrigação nos anos 90 com as Leis 8080 e 8142, se fortalecendo com a bandeira da Reforma Sanitária, que anos depois seria a diretrizes constitucionais da Universalidade, Igualdade e Participação da Comunidade.

A mudança da população da zona rural para as periferias de cidades maiores, fez com que as Prefeituras Municipais criassem postos de saúde nas periferias, dando oportunidades a jovens sanitaristas a aplicar a atenção adequada, sendo um passo para Descentralização da Integralidade e da Regionalização.

Nos anos 80 aconteceram repasses financeiros do governo federal, fortalecendo a prestação de serviços básicos a saúde. Em 1986 aconteceu a 8º Conferencia Nacional de Saúde aprofundando os princípios e diretrizes do SUS. Com a criação da Plenária Nacional de Saúde se deu a opção pelo SUS e não pelos planos privados, assim o Estado seria democratizado e cumpriria as diretrizes, que seriam Direito de Todos e Dever do Estado, Relevância Publica, Universalidade, Igualdade, Integridade, Descentralização, Regionalização e Participação da Comunidade.

Em 90 era esperado o crescimento com as novas Leis 8080/90 e 8142/90, mas não foi o ocorrido, cresceram dificuldades, criando-se quatro obstáculos, sete consequências e cinco conclusões para o SUS em saúde publica de qualidade.

O primeiro obstáculo dava-se ao sub financiamento Federal, em 1980, o Governo Federal participava com 75% do financiamento publico na saúde, Estado e Município com 25%. Em 1988 teve uma mudança onde o Estado e Município tinha participação de 54% e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com