TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Implantação De Gestao De Estoque

Ensaios: TCC - Implantação De Gestao De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Um trabalho adequado no controle de estoques em uma empresa tem a possibilidade de melhorias significativas, tendo um melhor planejamento e controle da produção prevenindo paradas de produção por falta de matérias primas e atrasos na entrega.

Nos dias de hoje há uma grande competitividade das empresas por prazos a serem cumpridos, produzindo cada vez mais com cada vez menos.

Sendo assim não pode ter um acumulo de matéria prima, isso ocasiona a maximização de custos de armazenagem e outros fatores que podem afetar o planejamento estratégico da empresa.

O ideal é que a empresas é que as empresas controlem o estoque da melhor maneira possível, possuindo estoques em quantidades adequadas.

O autor Chievanato afirma “depois de comprado os materiais se tornam parte do estoque da empresa”. Estoque é a composição dos materiais que não estão em uso em determinado momento, mas que foram comprados em função de futuras necessidades.

1.1 Contextualização

A empresa T&E Adesivos (Technology & Expertise in adhesives) iniciou suas atividades na fabricação de adesivos em maio de 2011 e atualmente está instalada na cidade de Nova Odessa município do estado de São Paulo. A empresa e foi constituída por três ex-funcionários de uma empresa do mesmo seguimento, tendo estes trabalhados juntos por aproximadamente dez anos nessa mesma empresa. Atualmente cada sócio é responsável por uma determinada área, sendo um dos sócios responsável pelo setor comercial, o que envolve toda supervisão em relação aos representantes da empresa, contato com clientes, recebimento de pedidos, inserção de pedidos no sistema entre outras responsabilidades. O segundo sócio é responsável pelos setores de compras e financeiro, tendo como principais atribuições fazer contato com fornecedores, realizar negociações de compras, realizar pagamento de fornecedores, realizar pagamento de colaboradores e de impostos. O terceiro e ultimo sócio é responsável pelas áreas de manufatura e logística, tendo como principais atribuições programar a produção, criar requisições de compra, receber materiais, despachar produto acabado e controlar os estoques.

Por ser tratar de uma empresa de pequeno porte todos os funcionários participam da aplicação e manutenção das ferramentas de qualidade para atender os requisitos da ISO 9000, uma vez que a empresa possui tal certificação.

Toda a experiência de cada sócio envolvido permitiu a empresa T&E fabricar um produto de qualidade e com preço competitivo podendo assim entrar no mercado e competir com as empresas já existentes nesse seguimento.

O faturamento de 2012 foi de aproximadamente quatro milhões, e existe uma expectativa de faturamento para 2013 de aproximadamente seis milhões. A empresa possui um quadro de funcionários enxuto, conseqüentemente um baixo custo operacional o que permite o preço atrativo de seus produtos.

Atualmente a empresa T&E produz aproximadamente cem tipos de adesivos diferentes, sendo alguns desenvolvidos exclusivamente para um único cliente.

Os adesivos fabricados pela T&E possuem diversas aplicações, sendo utilizado principalmente por fabricantes de móveis, de alto-falantes e fabricantes de autopeças na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com