TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC De Gestão Escolar Pós Graduação

Monografias: TCC De Gestão Escolar Pós Graduação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  2.967 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Nome do aluno:JULIANA CRISTINA GÓES

Matrícula: 2665

Curso: GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA (INSPEÇÃO, ORIENTAÇÃO, SUPERVISÃO E ADMINISTRAÇÃO).

BELO HORIZONTE – 2014

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância e a estruturação de um Projeto Político Pedagógico em uma instituição de ensino. Tal trabalho justifica-se pela importância que o Projeto Político Pedagógico tem na vida escolar, pois ele é o documento que norteia todo o trabalho da instituição através de propostas e metas claras que servirão para moldar o aluno de acordo com as necessidades da comunidade onde sua escola está inserida. É este projeto que servirá de guia para dar ao aluno a “cara” que a escola e a comunidade precisam, formando um cidadão atuante e crítico da realidade que o cerca, com todo o embasamento acadêmico necessário para que essa prática se consolide.

Palavras-chave:

Comunidade – Escola – Cidadania – Atuação

Sumário

1. Inrodução

2. Ambiente escolar pré PPP

3. Criação do PPP

4. Aplicação do PPP

5. A comunidade escolar e o PPP

INTRODUÇÃO

Atualmente, a escola não pode mais ser considerada simplesmente um estabelecimento de transmissão de conhecimento, onde o aluno entra e aprende (ou pelo menos tem o contato com) os conteúdos formais estabelecidos por um poder central, com conteúdo engessado, muitas vezes fora da realidade do aluno e da comunidade onde a escola está inserida.

Esse modelo de educação, que vigorava no passado, não mostra resultados eficientes. Assim, é necessário que a escola seja um meio de formação integral do aluno que, por sua vez, é um membro-agente da comunidade, e precisa atuar no desenvolvimento da mesma.

Desde o início da década de 1990, a educação brasileira mudou seu foco, pois o ensino não é mais baseado na simples exposição de conteúdo em que o professor, detentor do saber, transmite ideias finalizadas aos alunos, que as recebem de forma passiva. O papel de ambos mudou. O aluno passou a ser visto como um ser pensante e ativo, capaz de elaborar conceitos e ideias abstratas. Passou então a ser um agente do seu próprio processo educacional. O professor passa a interagir com seu aluno (também aprendendo com ele) e cresce a utilização de projetos educacionais no processo de construção da aprendizagem.

O uso dos projetos na escola alcançou o sucesso por uma série de fatores, como o fato de tornar possível o planejamento de ações específicas em um período determinado, avaliando e corrigindo eventuais distorções de rumo. Permite também colocar em prática a interdisciplinaridade, conforme preconiza o Ministério da Educação, através dos CBC´s.

Com essa cultura de projeto já enraizada, tornou-se necessária a criação de um projeto principal que norteasse o andamento escolar e encaminhasse o aluno para uma formação mais pragmática, que contemplasse a sua formação cidadã e a sua atuação na comunidade onde vive. Com essa finalidade, foi instituído o Projeto Político Pedagógico, em 1996, com o advento das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nas instituições de ensino, para se tornar, ao mesmo tempo, um guia e um manual das ações a serem desenvolvidas pela comunidade escolar.

Pensando nisso, cada escola deve elaborar seu próprio Projeto Político Pedagógico (PPP), que é um plano de metas e ações que visam o desenvolvimento integral do aluno, não como uma portador do conhecimento acadêmico, mas como um ser humano. É impossível fazer-se um modelo unificado de PPP, uma vez que esse deve basear-se na comunidade em que a escola e o aluno estão inseridos. O PPP é uma proposta para desenvolver o aluno que seja um cidadão pleno nas esferas acadêmica, política e cultural. É o PPP que orienta a “cara” que a escola quer (e precisa) ter perante a comunidade.

No PPP, devem estar contemplados os meios que possibilitarão ao aluno alcançar tal desenvolvimento, tornando-o de fato um agente da comunidade onde vive. A formação acadêmica não perde em importância. Ela é complementada e serve de base para que os alunos possam compreender e modificar sua própria realidade.

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar a estruturação e a aplicação dos Projetos Políticos Pedagógicos, bem como os seus resultados, através de pesquisa teórica na literatura educacional e na análise de diversos PPP´s disponibilizados através da internet. Pretende-se com isso entender e averiguar a real situação de aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico em comunidades diferentes entre si, bem como encontrar falhas e acertos comuns em PPP´s diferentes.

Também pretende-se entender o papel de cada membro da comunidade escolar na criação e na aplicação dos PPP´s e a função dos gestores da escola no seu acompanhamento efetivo.

A COMUNIDADE ESCOLAR E O PPP

Com a evolução do sistema educacional, o papel de seus agentes também foi se modificando, levando profissionais que antes tinham uma função específica a se diversificar no seu papel de agente do ensino. Assim, as funções que, antes, eram essencialmente administrativas, assumem também funções pedagógicas inerentes a esse novo modelo.

O inspetor escolar, numa concepção antiga, era apenas um “agente da lei” que fiscalizava o andamento escolar, de forma rígida e inflexível, visando a obtenção do resultado final, não dando margem a nenhuma transgressão, mesmo que essa se fizesse necessária devido ao perfil da escola e da comunidade onde está inserida. Agora, o inspetor deve não apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com