TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa: a decisão de planejar e controle financeiro

Projeto de pesquisa: Fluxo de caixa: a decisão de planejar e controle financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário:

Introdução:

Esta atividade prática supervisionada é de autoria de Ana Paula de Souza e nos foi passada por nosso professor desta disciplina, Wagner Luiz Villalva, como atividade avaliativa para compor a nota final , apresentaremos o conhecimento adquirido no decorrer desta disciplina de forma explicita e tácita .

Este trabalho consiste em analisarmos os riscos e impactos da desvalorização monetária em relação a taxas da inflação, sobre os temas tratados em aula, com o foco de elaboramos o controle administrativo financeiro de uma organização, no caso desta ATPS, foi discutido entre o grupo que, faríamos uma empresa fictícia para podermos trabalhar os pontos que nos é cobrado no decorrer das etapas e seus passos.

1 etapa –

passo 1.1. – esse passo pedi para que pesquisemos os principais informações sobre, planejamento financeiro e a intervenção do tempo sobre a moeda.

referencia bibliográfica http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-e-controle-financeiro/30618/

http://www.administracaonobrasil.com/2012_04_01_archive.html

http://professorfernando.wikispaces.com/file/view/Apostila%20de%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%20e%20Or%C3%A7ament%C3%A1ria.pdf

Para entendermos o que é planejamento financeiro, primeiro é preciso se entender o que é administração financeira que é, ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.

A administração financeira representa quanto o administrador financeiro possui de responsabilidade numa organização, onde as principais atividades desempenhadas pelo mesmo podem ser bem diferenciadas tais como: administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento, captação de fundos, planejamento financeiro e orçamento.

Já planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.

Para Zdanowicz (2001, p. 13) “o planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas, procedimentos racionais e práticas competitivas no tempo”.

Ross (1995):

“O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho, as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto à empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.”

A intervenção do tempo sobre a moeda, nada mais é que a valorização ou a desvalorização da moeda em determinados períodos, tendo o dólar como base, o dólar é atualmente está em R$2,35,onde já chegou a valer bem mais em outrora e esse ano teve várias baixas, se uma moeda estiver em baixa muito tempo, pode causar inflações indesejáveis, pode colocar todo um pais em crise, quando a moeda esta valorizada há um maior crescimento nos países que a usam, pois quer dizer que o país esta produzindo mais e é “confiável” investir ; porém o tempo que a moeda esta valorizada ou desvalorizada vai interferir diretamente na economia do país, consequentemente na produção e nos lucros das industrias.

Passo 1.2.-ler artigo “Administrão Financeira, Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz”

GITMAN, Lauwrence J. Princípios da administração financeira. São Paulo:

Harbra, 2001.

SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média

empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e

controle financeiro. Porto Alegre: Sandra Luzzata, 1998.

KUSTER, Edison; NOGACZ, Nilson Danny. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em:https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U>.Acesso em: 26 maio 2013.

http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/132-matematica-financeira/448-introducao-a-matematica-financeira#.VBB7WvldUfE

A priore o texto relata a importância de uma boa administração financeira, fala sobre o papel do administrador e logo depois aborda o que se utiliza para fazer um bom planejamento financeiro, que é fundamental para a vitalidade das empresas como: fluxo de caixa, ajuste no regime de competência para regime de caixa, custo de capital, custo médio ponderado de capital; as explicações são acompanhada de exemplos.

A administração de caixa (fluxo de caixa), é imprescindível para uma empresa, pois é com ela que poderá monitorar o movimento financeiro da empresa e analisar a evolução dos lucros em determinados períodos, podendo assim antecipar ações que possam melhorar e até mesmo pôr fora de perigo a disponibilidade de recursos para atender as necessidades por um determinado intervalo , sendo o mesmo(o tempo) previsível , como também as projeções das entradas e saídas de recursos e os resultados finais por períodos, isso quando bem feita e estudada a administração de caixa.

O fluxo de caixa estabelece o controle nas movimentações financeiras, no controle de funcionários( quem é efetivo; temporário ou estagiário), no controle de máquinas, veículos e equipamentos da empresa (Consumo de combustível e ou energia; serviços executados; manutenção preventiva; manutenção corretiva; peças e elementos controlados),no controle de Estoques (Logística, entradas e saídas de insumos e matérias-primas; níveis de estoque, datas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com