TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE ADITIVOS

Trabalho acadêmico: TIPOS DE ADITIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.733 Palavras (19 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

ADITIVOS PARA CONCRETO E ARGAMASSAS

BRUSQUE,2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

ADITIVOS PARA ARGAMASSAS

BRUSQUE, 2013

1 INTRODUÇÃO

2 TIPOS DE ADITIVOS

Como se sabe, a existência do concreto tal como hoje se conhece, ficou condicionada à descoberta do cimento Portland, que é um aglomerante hidráulico, isto é, reage com a água para dar origem aos micro-cristais responsáveis pela resistência do concreto. À mistura do cimento com a água chama-se pasta, a adição do agregado miúdo dá origem à argamassa, e o agregado graúdo misturado a esta forma o concreto. Em função do tipo de utilização, podem ainda ser utilizados os chamados aditivos, cuja função pode ser melhorar ou modificar o comportamento do concreto, ou seu processo de cura para melhor adequá-lo ao uso que se pretende fazer do material.

Encontramos na NBR 11768, que os aditivos para concreto de cimento Portland são produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadas condições.

Aditivos são produtos químicos utilizados em pequenas quantidades para alterar o comportamento da mistura fresca, a taxa de endurecimento ou as propriedades do concreto endurecido. Os aditivos mais utilizados pelas usinas de concreto são os plastificantes e os retardadores de pega. Os plastificantes deixam a mistura mais plástica (mais mole) permitindo a diminuição da quantidade de água necessária para produção do concreto. Com menos água de constituição o concreto fica mais resistente. Já os retardadores de pega prolongam o tempo que o concreto fresco pode ser transportado, lançado e adensado, ou seja, faz com que a mistura fresca fique mole por mais tempo. Isso é fundamental no caso de concretos que são produzidos em empresas fornecedoras de concreto pré-misturado para que haja tempo suficiente para o transporte do material fresco da usina até a obra.

Os principais tipos de aditivos utilizados na produção de concretos e classificados pela NBR 11768, são:

2.1 Plastificantes – Tipo P

Agem na superfície das partículas de cimento causando repulsão entre os grãos mergulhados na água da mistura. Podem ser utilizados para deixar o concreto mais plástico (mole) sem adição de mais água na mistura, ou para reduzir a quantidade de água do concreto, mantendo-se a mesma trabalhabilidade, de modo a produzir um concreto mais resistente sem a colocação de mais cimento. Pode ser usado como retardador (Tipo PR) ou acelerador (Tipo PA).

Também podem ser chamados de redutores de água. Os resultados obtidos pelo emprego destes aditivos são: aumento da fluidez, aumento da resistência e redução do consumo de cimento.

Os materiais empregados como plastificantes são geralmente são: sais, modificações e derivados de ácidos lignossulfônicos, ácidos carboxílicos hidroxilados e polissacarídeos.

2.2 Incorporadores de ar – Tipo IAR

Agem produzindo minúsculas bolhas de água na mistura de forma semelhante a que age um sabão. Essas minúsculas bolhas de ar também produzem efeito plastificante da mistura fresca. São muito utilizados em países de clima frio para introdução de espaços vazios na mistura endurecida (bolhas de ar) para que os cristais de gelo que se formam internamente na época do inverno encontrem espaço suficiente para se alojarem.

Geralmente são compostos de: sais de resinas de madeira, materiais protéicos e ácidos graxos, e alguns detergentes sintéticos.

A aplicação mais importante de aditivos incorporadores de ar é em misturas de concretos dosados para resistir a ciclos de congelamento e descongelamento.

Proporciona a melhoria da trabalhabilidade dos concretos, particularmente naqueles traços que contêm menos cimento e água, agregados de textura rugosa ou agregados leves. Por isso é normalmente empregado na produção de concretos massa e de concretos leve.

2.3 Superplastificantes – Tipo SP

Também agem na superfície das partículas de cimento causando repulsão entre os grãos mergulhados na água da mistura. Entretanto o mecanismo físico-químico é um pouco diferente dos plastificantes. A eficiência na redução da água de mistura necessária para trabalhabilidade é muito maior, porém o seu efeito dura bem menos tempo que o dos plastificantes. Podem ser do tipo SPR, retardador, ou do tipo SPA acelerador.

2.4 Retardadores de pega – Tipo R

Agem na superfície dos grãos de cimento fazendo com que a partícula se dissolva mais lentamente na água de mistura. Seu efeito é o de prolongar o tempo que o concreto fresco pode ser transportado, lançado e adensado.

Também há aditivos para acelerar a pega, acelerar o endurecimento, retardar o endurecimento, reduzir a permeabilidade do concreto endurecido, dentre outros. É importante salientar que os concretos produzidos por usinas de concreto pré-misturado são sempre de aditivados. Só assim é possível produzir concreto com baixo consumo de cimento e elevada trabalhabilidade sem comprometer sua resistência.

2.5 Aceleradores de pega – Tipo A

Os aditivos aceleradores são utilizados para modificar as propriedades do concreto de cimento Portland, principalmente nos climas mais frios, de forma:

• acelerar o início de operação de acabamento, e, quando necessário, a aplicação de isolamento de proteção;

• reduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com