TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO E SOCIEDADE ROTEIRO DO TEXTO: ECONOMIA POLITICA: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

CESA– CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DOCENTE: MARCIA SGARBIEIRO

DISCENTE: ALINE DANIELE CORREIA LEMES

TRABALHO E SOCIEDADE

ROTEIRO DO TEXTO: ECONOMIA POLITICA: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA

[pic 3]

LONDRINA

2016


  1. Explique como se dá a relação homem natureza na constituição do ser social?

            A relação se dá através do trabalho, ou seja, o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. Não se trata das primeiras forma instintivas, animais, de trabalho, no qual o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem que antecipadamente antes de transformar algo, faz a construção em sua cabeça. E no fim desse processo de trabalho, obtém um resultado que já de início deste já existiu na imaginação do trabalhador, e portanto idealmente. O homem não apenas efetua uma transformação da forma da matéria natural; realiza, ao mesmo tempo, na matéria natural, o objetivo. Os elementos simples do processo de trabalho são a atividade orientada a um fim ou o trabalho mesmo, seu objeto e seus meios.               O processo de trabalho é a atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidades humanas, condição natural eterna da vida humana e, portanto comum a todas as suas formas sociais.

  1. Explique a finalidade nesse processo?

            A finalidade nesse processo é a diferença das atividade naturais, o trabalho se especifica por uma relação mediada entre o seu sujeito (aqueles que o executam, homens em sociedade) e o seu objeto (as várias formas de natureza, orgânica e inorgânica), na qual entre o homem e a natureza há sempre um meio de trabalho, um instrumento que torna mediada a relação entre ambos.

            O fim (a finalidade) é como que antecipado nas representações do sujeito: idealmente (mentalmente), no seu cérebro), antes de efetivar a atividade do trabalho, o sujeito prefigura o resultado da sua ação. A atividade parte de uma finalidade que é antecipada idealmente, é sublinhar que sua atividade tem como ponto de partida uma intencionalidade prévia- mais exatamente, é importante ressaltar que o trabalho é uma atividade projetada, teleologicamente direcionada, ou seja, conduzida a partir do fim proposto pelo sujeito. A realização do trabalho só se dá quando a prefiguração ideal se objetiva, isto é, quando a matéria natural, pela ação material do sujeito, é transformada.

  1. Explique a frase ‘’ O trabalho é, sempre, atividade coletiva’’?

            O sujeito nunca é um ser isolado, mas sempre se insere num conjunto (maior ou menor, mais ou menos estruturado) de outros sujeitos. Essa inserção exige não só a coletivização de conhecimentos, mas sobretudo implica convencer ou obrigar outros a realização de atividades, organizar e distribuir tarefas, estabelecer ritmos e cadencias etc. E tudo isso, além de somente ser possível com a comunicação propiciada pela linguagem articulada, não está regido ou determinado por regularidades biológicas; consequentemente, o caráter coletivo do trabalho não se deve a um gregarismo que tenha raízes naturais, mas antes, expressa um tipo específico de vinculação entre membros de uma espécie que já não obedece a puros determinismos orgânico-naturais. Esse caráter coletivo da atividade do trabalho é, substantivamente, aquilo que se domina de ser social.

  1. O que é natureza orgânica e inorgânica?

            Por natureza se entende o conjunto dos seres que conhecemos no nosso universo, seres que precederam o surgimento dos primeiros grupos humanos e continuaram a existir e a se desenvolver depois desse surgimento. Ela se compõem de seres que podem ser agrupados em dois grandes níveis: aqueles que não dispõem da propriedade de se reproduzir (a natureza inorgânica) e aqueles que possuem essa propriedade, os seres vivos, vegetais e animais (a natureza orgânica). A distinção entre os níveis inorgânicos e orgânicos, contudo, não significa a existência de uma dupla natureza, de fato

  1. O que é salto qualitativo no processo de construção do ser social?

            O salto qualitativo é o processo que se deu a diversificação entre os níveis inorgânico e orgânico e que apenas o surgimento da vida, ligado a complexos processos físico-químico, foi produto de um longo caminho evolutivo ao cabo do qual, sobre a base da matéria inorgânica, emergiu um novo tipo de ser, dotado da capacidade de se reproduzir: o ser vivo, orgânico, com que teve um salto qualitativa na dinâmica da matéria inorgânica (até então, a única forma de existência da natureza), uma vez que a passagem do inorgânico fez aparecer na natureza um tipo de ser com uma estrutura de complexidade diferente e maior, cujas características não podem ser deduzidas das características da matéria inorgânica, e as condições que propiciaram esse salto, que inscreveu a vida no universo que conhecemos.

  1. No decorrer da leitura do texto, explique o que é ser social?

            O ser social segundo o texto se desenvolve através da autentica ruptura nos mecanismos e regularidades naturais, uma passagem casual como da natureza inorgânica a orgânica, precedida de modificações ocorrentes numa escala temporal. Na qual a espécie humana desenvolve-se como um outro novo tipo de ser: o ser social, dotado de uma complexidade de novo tipo e exponencialmente maior que a verificável na natureza (inorgânica e orgânica).

            É na sociedade (membros singulares) que são os modos de existir do ser social; é na sociedade e nos membros que compõem que o ser social existe: pois a sociedade e seus membros, constitui o ser e dele se constituiu, já que seres sociais singulares (homens e mulheres) não são isolados, fora do sistema de relações que é a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com