TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia Política - Grande Depressão EUA

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

AMANDA CARINA DO CARMO DA SILVA

TRABALHO DE AV2 – ECONOMIA POLÍTICA

RIO DE JANEIRO

2020.1

Situação Problema

O Brasil está inserido em séria crise política e econômica. Nosso déficit público alcançou níveis alarmantes. O desemprego aumenta e a inflação pressiona. A moeda desvalorizada ainda sinaliza para o aumento das exportações, mas a queda no preço das commodities no mercado internacional nos prejudica. Diante deste quadro, desenvolva uma crítica a proposta de um candidato fictício, que deseja se eleger pregando a ideia de que o governo deveria aumentar a contratação de funcionários e as linhas de financiamento, já que assim o fazendo estaria estimulando a demanda interna e fazendo com que o país retome seu crescimento, assim como fez Roosevelt durante a Grande Depressão nos Estados Unidos.

Resposta:

Conforme estudamos na unidade 1, o objetivo do Capitalismo é o rendimento do trabalho e o lucro cada vez maior. Porém, assim como na crise da Grande Depressão, a falsa ideia de uma economia em alta pode quebrar um país. O historiador Eric Hobsbawm, explica a fase dos EUA em 1920:

O que acontecia, como muitas vezes acontece nos booms de mercados livres, era que, com os salários ficando para trás, os lucros cresceram desproporcionalmente, e os prósperos obtiveram uma fatia maior do bolo nacional. Mas como a demanda da massa não podia acompanhar a produtividade em rápido crescimento do sistema industrial nos grandes dias de Henry Ford, o resultado foi superprodução e especulação. Isso, por sua vez, provocou o colapso.

Portanto, a questão salarial pode afetar bastante na economia. Porque em uma das facetas da crise do capitalismo é a superprodução. As empresas crescem, mas se o salário do trabalhador permanece estagnado, estes não terão condições de comprar e o mercado não conseguirá absorver o tanto de mercadoria produzida.

Karl Marx, pensador alemão e um dos precursores do Socialismo, era um dos maiores críticos do Capitalismo pois acreditava que esse sistema ansiava cada vez mais por lucros maiores enquanto a classe trabalhadora vivia na miséria.

Diante disto, acredito que a proposta do candidato fictício é eficaz, assim como Roosevelt fez em 1933, no chamado “New Deal”. A ideia de aumentar o quadro de funcionários, gerando mais empregos e consequentemente renda para a classe trabalhadora gastar. Essa medida ajuda a reerguer a economia de um Estado.

Bibliografia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 104.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com