TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Econômia Politica

Por:   •  12/4/2015  •  Ensaio  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

                                        ECÔNOMIA POLÍTICA

O trabalho é sempre uma ATIVIDADE COLETIVA  -  seu sujeito nunca é um sujeito isolado, mas sempre se insere num conjunto de outros sujeitos.

A atividade coletiva exige que não só a coletivizaçãode conhecimentos, mas sobretudo indica convencer ou obrigar outros a à realização de atividades, organizar e distribuir tarefas, estabelecer ritmos e cadências.

OBS.: ESSE CARÁTER COLETIVO DA ATIVIDADE DO TRABALHO É DENOMINADO DE SOCIAL.

Assim, o trabalho não transforma apena a matéria natural  ---  ele afeta os sujeitos e a sua organização.

                         TRABALHO, NATUREZA E SER SOCIAL

A sociedade não pode existir sem a Natureza, porque é através da sua transformação, que esta adiquiri as condiçõespara sua existência, porém é fato de que a Natureza pode existir sem a sociedade.

Ao longo da história as formas de produção material da vida se modificame em conseqüência modificam-se também as condições materiais de resistência nas qais vivem os homens.

                          ENTENDENDO A ECÔNOMIA POLÍTICA  

A  Ecônomia  Política é  uma  ciência voltada  para  a  explicação  e  a compreensão da vida social.

A ecônomia política trata de assuntos econômicos e sociais, interligando os fatos.

Ecônomia Política aborda questões ligadas diretamente a interesses materiais ( ecônomicos  e sociais) e, em face deles, não há nem pode haver  "neutralidade" : suas teses e conclusões estão sempre conectadas a interesses de grupos e classes sociais.

A Ecônomia Política é a ciência das leis que regem a produção e troca dos meios materiais de subsistência na sociedade humana. O objeto da Ecônomia Política não é simplismente a produção, mas as relações sociais que existem entre os homens na produção, a estrutura social da produção.

O objeto da Ecônomia Política é a atividade econômica,  ou seja, a produção e a distribuição dos bens com os quais os homens satisfazem as suas necessidades individuais ou coletivas; essa produção e distribuição constituem o processo econômico, e o objetivo da ecônomia política é estudar as leis sociais que regulam esse processo.

TRABALHO, SOCIEDADE E VALOR

Na base da atividade econômica está o TRABALHO - é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social. Por isso os economistas políticos sempre concederam ao trabalho uma importância especial em seus estudos.

O TRABALHO: é a base da atividade ecônomica, é o que torna possível a produção de qualquer bem, é ele quem cria os valores que constituem a requeza social. O trabalho é uma categoria central para compreensão do própriofenômeno humano-social, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.

È o grande responsável pela socialização dos homens.

De fato, trata-se de uma categoria que, além de indispensável para a compreensão da atividade econômica, faz referência ao próprio modo de ser dos homens e da sociedade.

*Trabalho: transformação da natureza e constituição do ser social

As condições materiais de existência e reprodução da sociedade obtêm-se numa interação com a NATUREZA.

É através de seus membros (homens e mulheres) que a sociedade transforma matérias naturais (o que a natureza produz) em produtos que atendam as suas necessidades, isso só ocorre através da atividade chamada TRABALHO.

O que chamamos de trabalho é algo substantivamente diverso de algumas atividades. Na medida em que foi se estruturando e desenvolvendo ao longo de um larguíssimo decurso temporal, o trabalho rompeu com padrão natural de certas atividades, de modo que ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com