TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

Após uma consulta dos dados de pesquisas realizadas pelo IBGE 2010 Educação e Trabalho podem perceber que realmente houve um crescimento na taxa de escolaridade, mas ainda há um grande número de cidadãos que mesmo sendo qualificados para exercer uma profissão muitos ainda estão fora do mercado de trabalho formal e informal e com salários baixos. Apesar das taxas do IDH ter apresentando um aumento significativo ainda não é o suficiente para realmente a população brasileira seja considerada uma nação que vive um bem estar social legitimo.

Sendo assim, é necessária a criação de uma política pública eficaz no sentido de oferecer uma base fundamental básica e universal de ensino que atenda as exigências e demandas reais da população.

Objetivo principal – Rede de ensino gratuito de qualidade
Maiores investimentos e repasses para gastos como pagamento de pessoal compra de equipamentos e estrutura na rede escolar pública; (local material didático e laboratórios).

Humanização e valorização dos profissionais da área;

Preparação dos alunos desde o ensino fundamental para o ingresso a faculdade;

Unificação do ensino médio ao ensino técnico;

Ensino de qualidade com acesso universal da população.

Falar do profissional Assistente Social no contexto das políticas publica no mundo contemporâneo de hoje envolve muita complexidade e dedicação.
Uma vez que o profissional deve estar “antenado” com as variadas e múltiplas divergências que a área social demanda em todos os dias de trabalho.

Demandas que nem sempre são efetivadas de fato, outras que nascem de alguma existente e quebra todos os paradigmas conhecidos pelo mesmo e que faz de cada caso um caso único, especifico e de alta complexidade de entendimento.

Creio que o assistente social é um dos grandes responsável por criar fatores que visam diretamente uma melhoria nos equipamentos e efetivação de algumas políticas que somente nascem a partir do conhecimento do perfil dos usuários atendidos pela assistência social. Apesar de ser recente a aprovação deste profissional no campo da educação podemos sim afirmar que um horizonte novo e cheios de indagações e demandas novas, com várias oportunidades esta se abrindo, que com certeza muitos colheram os bons frutos desta nova jornada. Podendo otimizar uma nova trajetória profissionais para muitos que ainda se encontra fora do mercado de trabalho, arrisco dizer que não foi somente uma conquista desta categoria, mas sim uma conquista para a sociedade em geral. Para acompanhar as mudanças da sociedade é preciso buscar por novas estratégias.


Etapa 2 -Passo 1- Indicador Educação e Trabalho


Fonte: http://atlasbrasil.org.br/2013/consulta
A análise dos indicadores brasileiros permite uma visão ampla ou especifica da situação de determinada dimensão social. Os dados coletados acima revelam algumas características atuais do nosso Estado (Minas Gerais-MG) em relação ao país; pode-se inferir que a porcentagem de crianças em extrema pobreza no Brasil e quase o dobro daquelas que residem em MG, levando ao raciocínio que outras regiões do país necessitam de maiores investimentos nesta área do que MG. A população total é um dado trivial de grande importância no planejamento das políticas públicas, a população mineira total é um dado que revela a porcentagem da população brasileira nesta região, e um bom exemplo do uso deste dado seria com relação às políticas públicas na área da saúde pública. A porcentagem de indivíduos ocupados com curso superior, dentre as varias possibilidades de interpretação, fica claro o nível de empregabilidade para este nível de escolaridade e principalmente o grau de desenvolvimento científico e econômico do país em relação ao mundo. Enfim, a ferramenta “indicador” é um meio importante na tomada de informações para o conhecimento e planejamento de qualquer atividade, inclusive para as políticas públicas.
Passo 2- Leitura de textos para passo 4.
Passo 3




Fonte:
1. Fonte: WWW.brasilhoje.org.br acessado em 18 de agosto de 2013
2. http://www.pnud.org.br/IDH/IDH.aspx?indiceAccordion=0&li=li_IDH
3. http://www3.ethos.org.br/conteudo/iniciativas/indicadores/#.UhFaff65djo

Passo 4
Relação entre Indicadores Sociais e Políticas Públicas

A década de 1960 foi o período que consagrou o inicio das descobertas advindas da utilização dos indicadores sociais. O desenvolvimento econômico nesta época mostrava-se insuficiente no melhoramento das condições de vida da população, principalmente nos países em desenvolvimento. Esse cenário contraditório impulsionou novas tecnologias de atuação no campo das políticas públicas, colocando o governo na busca de atender às demandas sociais. Aplicou-se então, os indicadores sociais com a finalidade de quantificar e/ou qualificarem as estruturas dos serviços públicos, através de diagnósticos sociais e depois com a indicação dos planos de investimentos em áreas específicas do plano social – saúde, educação, transporte. Neste contexto, de busca de soluções e avaliação das políticas públicas, duas publicações norte americana, de cunho político demonstraram o surgimento do que se chamou de “Movimento de Indicadores Sociais” (Jannuzzi, 2012).

Este movimento consagrou-se a partir da década de 1980, quando os governos aprimoraram a capacidade de idealizar e programar as políticas públicas, levando a pratica elementos como o planejamento local e o orçamento participativo. Para Jannuzzi (2012), indicador social pode ser conceituado como um recurso metodológico, que revela algo sobre a perspectiva da realidade social ou em relação às mudanças que ocorrem. Para este mesmo autor, os indicadores sociais oferecem subsídios às atividades de planejamento público e formulação de políticassociais nos diferentes campos de atuação do governo, possibilitando o acompanhamento das condições de vida da população, além de colaborar com a investigação acadêmica sobre a transformação social e sobre os causadores dos diversos fenômenos sociais.

Não podemos compreender os indicadores sociais como uma síntese apenas objetiva e inquestionável na determinação da estrutura social, dos investimentos e sua prospecção, no entanto, o uso dos indicadores sociais trás benefícios claros ao planejamento social. Um conjunto de indicadores sociais importantes, validados e confiáveis, aumenta a probabilidade de efetivação do processo implementação das políticas públicas, já que admite a percepção da realidade, a visualização das ações e a avaliação de resultados mais compreensivos. Por fim, notando a relevância dos indicadores sociais é importante também ressaltar o que Jannuzzi (2012) propõe em relação às políticas públicas: em toda atividade sociopolítica, é importante garantir a participação e o controle social, a fim de legitimá-la perante a sociedade, garantindo a implementação e potencializando a efetividade social pretendida pelas políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com