TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 19

Curso de Serviço Social – 6ª série

Tutora EAD: - JÔSI DA COSTA GREFFE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Pindamonhangaba/SP

2014

Curso de Serviço Social – 6ª série

Tutora EAD: JÔSI DA COSTA GREFFE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Orientadora EAD: Jôsi da Costa Greffe

Pindamonhangaba/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------- pág. 01

DESENVOLVIMENTO ---------------------------------------- pág. 02

ETAPA 1 ----------------------------------------------------------pág. 02

ETAPA 2 --------------------------------------------------------- pág. 06

ETAPA 3 --------------------------------------------------------- pág. 14

ETAPA 4 --------------------------------------------------------- pág. 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------- pág. 17

REFERÊNCIAS ------------------------------------------------- pág. 18


INTRODUÇÃO

O artigo desenvolvido visa identificar as políticas públicas elaboradas pelo governo com o propósito de diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes, busca o entendimento de sua importância para a sociedade civil, promovendo programas de auxilio com a intenção de aproximar, igualar o poder econômico dos cidadãos, mantendo neste viés a organização e o controle da sociedade.

        Trabalhando em conjunto com a sociedade civil, colhendo informações e dados sobre os problemas sociais enfrentados e com esses indicadores sociais passam a intervir na situação detectada, amenizando o descontentamento da população e aplicando os programas sociais pertinentes.

        Tais indicadores servem de parâmetro para a construção de uma política pública mais eficaz e adequada para cada ocasião, permitindo ao profissional do Serviço Social uma melhor abordagem e intervenção, com possibilidade de melhor resultado.

 

DESENVOLVIMENTO

Políticas Públicas

As políticas públicas, no país têm a incumbência de organizar a sociedade civil, diante da disparidade social existente, o governo tenta solucionar os problemas sociais mais pertinentes e pontuais, contudo as Políticas Públicas passaram a ter maior efetividade com a Constituição de 1988.

Para melhores resultados das ações, o governo trabalha com indicadores sociais possibilitando uma melhor intervenção, tornando necessário um trabalho conjunto com a sociedade civil, buscando informações da real necessidade da população.

Todavia, não sendo suficiente, mesmo com a nova metodologia de trabalho, o país continua enfrentando dificuldades, em seus planejamentos e ações, muitas vezes em decorrência de sermos um país burocrático, onde os projetos acabam não saindo do papel.

Entende-se por Políticas Públicas “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público” (Guareschi, Comunello, Nardini&Hoenisch, 2004, pág. 180).

As políticas públicas para a sociedade estão fundamentadas nos direitos, onde todos passam a ter os mesmos no que abrange a liberdade a igualdade, ao direito à satisfação das necessidades básicas, como emprego, educação, saúde, habitação, etc., entretanto o país tem muito a evoluir para que todos possam desfrutar dessa igualdade.

Políticas Públicas na Visão do Serviço Social

Políticas Públicas na visão social buscam os direitos sociais, previstos aos cidadãos que necessitam, sendo de obrigação do governo nas suas três esferas acompanhar e promover recursos para o enfrentamento da questão, fornecendo meios para a resolução do problema e gerando uma melhor qualidade de vida a população.

Não sendo tarefa fácil, até recentemente, período de 1920-1980 o país se preocupou com a industrialização tendo suas políticas públicas voltadas para o crescimento econômico, não buscando neste momento a transformação das relações sociais na sociedade. Só nos últimos anos, que a questão social encaminhou para outro viés, outra metodologia, passando a ser um instrumento de manutenção visualizando equilibrar e organizar a sociedade civil.

Comparação entre autores nas concepções de Políticas Públicas

        Boneti (2007) classifica as politicas públicas como sendo uma relação de interesse entre Estado e organizações da sociedade civil, no que tange as questões sociais a serem enfrentadas pelo Estado com o intuito de sanar qualquer possibilidade de conflito. Já Silva (2009) visualiza as politicas públicas como um meio necessário de informações para a sociedade, enquanto que Guareschi (2004) enxerga as politicas públicas como direitos sociais pertinentes a sociedade e de responsabilidade do Estado.

Quadro-Síntese: Políticas Públicas

Autor – Fonte de Pesquisa

Definição de Política Pública

Boneti (2007, p. 74)

Conceitua políticas públicas, como: o resultado da dinâmica do jogo de forças que se estabelece no âmbito das relações de poder, relações essas constituídas pelos grupos econômicos e políticos, classes sociais e demais organizações da sociedade civil.

Tais relações determinam um conjunto de ações atribuídas à instituição estatal, que provocam o direcionamento (e/ou o redirecionamento) dos rumos de ações de intervenção administrativa do Estado na realidade social e/ou de investimentos.

Silva (2009)

Política pública deve pelo menos ter um fluxo de  informações em relação a um objetivo que visa atender as necessidades da sociedade.

Guareschi (2004, p. 180)

Políticas Públicas, [...] o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (435.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com