TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Adiministração

Casos: Teoria Da Adiministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  8.297 Palavras (34 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO DE LUZIÂNIA

CURSO: Ciências Contábeis

DICIPLINA: Administração

PROFESSOR EAD: Mônica Satolani

PROFESSOR: Diego

PERÍODO: 2º Semestre

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS:

GILBERTO LINO RA. 426919

LISSANDRA MARIA DE ARAÚJO RA. 436058

SERGIO LACET RA. 419469

WESLEY BORGES FERNANDES RA. 436742

LUZIÂNIA, SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTODAS2 TEORIAS

2. TEORIAS ADMINISTRATIVAS62.1 Teoria da Administração Científica 6 2.2 Teoria Clássica 8 2.3 Teoria Burocrática 9 2.4 Teoria Neoclássica 92.5 Teoria das Relações Humanas 10 2.6 Teoria Comportamental 11 2.7 Teoria da Contingência 12

3. TEORIA ESTRUTURALISTA X NEOCLÁSSICA 13 X HUMANISTA

3.1. Origem da Teoria Estruturalista 13

3.2. Origem da Teoria Neoclássica 14

3.3. Origem da Teoria Humanista 14

4. ÊNFASE NA TECNOLOGIA E ÊNFASE NO 16 AMBIENTE

5. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 18

6. RELATÓRIO19

7. QUADRO COMPARATIVO25

CONCLUSÃO 33

INTRODUÇÃO

As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitado. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

1. SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS

O trabalho da administração existe desde a história da humanidade, porém a administração é recente. Desde seus primórdios, ela se desenvolveu lentamente, mas só após o século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável força e inovação. Hoje a sociedade é movida por organizações, já no final do século XIX, as organizações eram poucas e pequenas. A administração teve suas primeiras definições a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos princípios da administração surgiram por meio de pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da filosofia moderna. A administração foi influenciada pela filosofia desde os tempos da antiguidade. Sócrates expõe seu ponto de vista da administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão analisou os problemas sociais e políticos decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego e expôs em sua obra “A República”, a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Aristóteles em seu livro “Política” distingue as três formas de administração pública:

Monarquia ou Governo de apenas um – Tirania

Aristocracia ou Governo de uma elite – Oligarquia

Democracia ou Governo do povo – Anarquia

A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos com as teorias administrativas se tornou mais fácil de compreender o que se passa em uma organização e como fazer com que ela funciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com