TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

ma 02: Cultura

Passo 1: Faça a leitura do Capítulo 2 do livro-texto, em que Reinaldo Dias discute os conceitos de cultura, etnocentrismo e relatividade cultural, de modo a compreender tais conceitos e suas significações.

Passo 2: Considere a seguinte notícia[1]:

"Governo de Uganda quer proibir a mutilação genital feminina"

Crença é de que a prática inibe apetite sexual e melhora saúde ou higiene. Pelo menos 100 milhões de mulheres foram submetidas à prática, diz ONU.

Da AFP, em Campala.

Uganda está a ponto de aprovar uma lei para proibir a mutilação genital feminina, muito comum entre as tribos do leste do país, anunciou a presidência. "De acordo com o que Deus fez, não há nenhuma parte do corpo humano que seja inútil", declarou o presidente Yoweri Museveni. "Vocês interferem na obra de Deus. Alguns dizem que é cultura. Sim, apoio a cultura, mas vocês devem apoiar uma cultura que seja útil e baseada em informação científica", completou.

A mutilação consiste em geral na ablação (retirada) do clitóris e, com frequência, dos lábios menores. Outra mutilação é a infibulação, consistente em uma excisão completa com a ablação dos lábios maiores, com uma sutura completa para impedir o coito. A mutilação genital é executada por crenças que vão desde que a mesma inibiria o apetite sexual "indesejável" em uma mulher até supostos benefícios de saúde ou higiene.

Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres no mundo já foram vítimas da prática, segundo a ONU.

Passo 3: Elabore um texto, de no máximo 2 (duas) páginas, em que se apresente uma análise e um debate sobre a circuncisão feminina por meio da utilização obrigatória na análise dos conceitos de cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Lembre-se que os conceitos estudados nas Ciências Sociais não se limitam à dimensão teórica, eles auxiliam na leitura e compreensão das sociedades e de suas respectivas culturas, portanto é fundamental conseguir fazer tal articulação

Aula 3 eu ja tenho

Aula 4

Passo 1:Elabore uma reflexão pessoal, em formato de um texto, com até 15 linhas, sobre suas identidades sociais e sobre as características de sua identidade pessoal. Para tanto, leve em consideração que a identidade social se refere às características que são atribuídas a um indivíduo pelos outros. Estas características marcam as formas pelas quais os indivíduos aparentam ser o "mesmo" que os outros. Já a identidade pessoal nos separa como indivíduos distintos, por ser resultado de um processo de autodesenvolvimento através do qual formulamos um sentido único de nós mesmos e de nossa relação com o mundo ao qual pertencemos.

Aula 5

Passo 1: Considere a afirmação feita por Reinaldo Dias: "O domínio que o indivíduo exerce sobre si mesmo é a forma de coerção social mais eficiente." (DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010, p. 144).

Passo 2: Reflita a respeito do fato de que autor faz esta colocação para associar a questão do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com