TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Seminário: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Ciências Contábeis Data: 13/04/2009

________________________________________

Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual.

Contextualizar todas as respostas com base no |Filme, e no que aprenderam em sala de aula sobre Administração Científica e Teoria Clássica. Usaremos para debate na próxima aula.

1- Apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano? Fale sobre isto relacionando com a atualidade.

R: Sim continua. As empresas continuam visando o auto indicie de produtividade, crescimento, visando o baixo custo de mão-de-obra, apesar dos benefícios concedidos (cestas básicas, planos de saúde, etc.) em época de crise as empresas não pensam duas vezes em dispensar seus funcionários visando reduzir os custos.

2- Conforme podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias? Como? Explique.

R: Sim, o gestor controla o aumento da velocidade das esteiras, a velocidade da produção. Isso nos mostra que o objetivo da teoria científica de Taylor era aumentar a produtividade das organizações com ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano.

3- O novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia? “nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador”. Hoje ainda é assim? Explique.

R: Antigamente sim, hoje não. Apesar de hoje a linha de produção ser trabalhar por metas. O resultado final de cada trabalhador não interfere em seu salário mensal.

4- Os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre, mas fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos (robotizados) em função das condições de trabalho. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris. Hoje também é assim? Explique.

R: Não. Porque existem os sindicatos e as leis trabalhistas que “protegem” os trabalhadores. Inclusive o trabalhador tem direito a entrar em greve para reividicar seus direitos

5- O operário sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com