TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Cristina Joana de Oliveira - RA 423944

Jéssica Carla Bueno Domingues - RA 424040

Roberta Moretão de Barros - RA 424037

Francieli Nunes Ribeiro - RA 424036

Gestão do Conhecimento

PROFESSORA (EAD): Me. Mauricio Dias

TUTOR (EAD): Éder F. de Carvalho

Pilar do Sul, 17 de Junho de 2013.

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................... 3

Definição de Gestão do Conhecimento....................................................... 3

Comparações.............................. .......................................................... 3

Gestão do Conhecimento Aplicada a Empresa .......................................... 4

Respostas............................................................................................ 5

Modelo SECI........................................................................ .................. 6 Definição de Clunster............................................................................... 7

Escolha da Empresa.......................... ......................................................... 7

Espiral do Conhecimento ................................................................. 8

Entrevista....... .................................................................................... 10 Considerações Finais. ......................................................................... 10

Bibliografia..................................... ............................................................ 11

Introdução

Este trabalho tem por intuito definir a Gestão do Conhecimento em todas as suas dimensões, descrever todos os seus processos, demonstrar as barreiras relacionadas a implantação da mesma nas organizações, além de deixar claro que é o único método atual para que as empresas se mantenham no mercado de trabalho e não percam para a concorrência, nem local, nem global.

No entanto fica a ideia de que a empresa praticante da Gestão do Conhecimento anda na frente das demais e tem a melhor arma de competitividade existentes nos tempos atuais.

Definição: Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é definida como o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização incorporando-os velozmente em novos produtos/ serviços, tecnologias e sistemas – perpetua a mudança no interior da organização. Baseia-se fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento, uma vez que, em sua complexidade, o próprio conhecimento é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos – especificamente, o conhecimento explícito (expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais, podendo ser transmitido rapidamente aos indivíduos, formal e sistematicamente) e o conhecimento tácito (pelo contrário, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso. Está enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nas ideias ou emoções que ele incorpora).

Ambos opostos, mas ao mesmo tempo interdependentes e necessários para uma gestão do conhecimento otimizada e de resultado nas organizações.

Comparações

Não há muitas diferenças entre as definições dos autores tampouco contrariedades.

Apesar da Gestão do Conhecimento ser uma disciplina complexa e muito abrangente, os autores chegaram a um mesmo entendimento, todavia, usaram palavras diferentes e uma maneira própria para descrever o que conheciam e prenderam a respeito da mesma.

Segundo TAKEUCHI E NONAKA a Gestão do Conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, distribuindo-os pela organização, introduzindo-os com grande velocidade no resultado final da organização, seja serviços, produtos, informações, sistemas e outros.

Para YARA REZENDE Gestão conhecimento se define como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimento estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade das empresas.

Gestão do Conhecimento Aplicada nas Empresas

Nos dias de hoje, mesmo entendendo a importância da Gestão do Conhecimento são muitos os responsáveis pelas organizações que não praticam nem procuram saber meios de introduzi-la em suas empresas, prejudicando assim os seus colaboradores e por consequente o próprio sucesso da organização.

Já por outro lado, há aqueles que levam muito a sério e praticam desde o nascimento de sua empresa, independente do ramo a qual ela faz parte. Pesquisando estas empresas, percebemos que a maioria delas é micro, EPP, entre outras, uma vez que, muitas das empresas maiores deixam passar despercebidos estes detalhes que fazer toda a diferença.

Temos por exemplos de GC aplicadas nas empresas as atividades que promovem a relação humana, a individualidade, facilidade expressão e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores das mesmas, como por exemplo, palestras presenciais, encontros dinâmicos com temas ligados a convivência e conhecimento, discussões em grupos, reuniões entre outras.

Respostas às Questões:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

R: Propiciar a interação entre a organização, indivíduos e o ambiente através de reuniões, comunidades de expressão, dinâmicas, enfim, promover um “BA” para que haja relação humana e sejam compartilhados, valores, crenças e culturas. Uma vez que, a mesma estimula a individualidade e o ser humano (indivíduo) passa a recebe conhecimento. Criam-se novos conhecimentos.

Resumindo-se, pratica a Gestão do Conhecimento.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento

novo?

R: As organizações devem apoiar e estimular as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos ou que proporcione os contextos apropriados para ela, pois precisam entender que o conhecimento só pode ser criado pelos indivíduos.

Realizar atividades presenciais para os colaboradores em palestras e discussões, pois são consideradas as fases mais importantes do processo da Gestão do Conhecimento.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

R: Quando ainda presente na empresa, seu conhecimento foi amplificado e cristalizado no nível do grupo através de diálogos, discussões, compartilhar de experiências, comunidades práticas, entre outros. Para que esse conhecimento possa ser retido é preciso que aconteça a “Combinação”, ou seja, que o grupo o transmita para a organização.

Então mesmo que o funcionário saia da empresa, seu conhecimento já fará parte do ativo intangível da organização.

Quatro Processos de Conversão do Conhecimento - Modelo SECI²

1 – Socialização – Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta (de indivíduo para indivíduo).

2 – Externalização – Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão (indivíduo para o grupo).

3 – Combinação – Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a formação (grupo para organização).

4 – Internalização – Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática(organização para indivíduo).

Definição de Cluster

Cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas. Considera cluster ou SPL (Sistema produtivo local) como um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços. Também é definido como “um agrupamento geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas numa determinada área, vinculadas por elementos comuns e complementares”.

Exemplos de Cluster:

Rua São Caetano, conhecida como rua das noivas em São Paulo.

Feira do Brás: conhecida como feirinha da madrugada, pois abre às 02:00 h da manhã e trabalham praticamente com os mesmos produtos.

Empresa escolhida: Escola de Ensino Infantil

a) Como é feita a Gestão do Conhecimento?

R: Participamos mensalmente de palestras presenciais e dinâmicas, com temas relacionados ao ser humano e seu desenvolvimento pessoal, estas mesmas são presenciais para que possamos estar em contato direto com os colegas de outras secretarias e entidades.

b) Há o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empresa?

R: De certa forma sim, pois não nos convidam e sim convoca-nos. Parece que vai ser chato, vamos sem vontade, mas no final de tudo....saímos felizes, realizados e na certeza de um novo conhecimento dentro de nós.

Implantação da Gestão do Conhecimento, principais barreiras organizacionais e alternativas para estimular o conhecimento e inovação.

Através de rodas de debates com um tema específico e ligado á escola, dinâmicas entre os funcionários em geral, desde pedagógicos, limpeza, cozinha e administração.

Temos alguns impedimentos quanto à implantação da Gestão do Conhecimento nas empresas e organizações, estes são conhecidos como barreiras organizacionais. Podemos citar três delas como as principais: necessidade de uma linguagem legitimada, histórias organizacionais e procedimentos.

Há certas alternativas para estimular o conhecimento e a inovação. A primeira é a criação de um “BA”, local adequado para que se possa transmitir e reter conhecimento, segundo a organização precisa investir em lazer e conforto, pois um funcionário que trabalha motivado, não só rende mais, como também aprende e ensina melhor.

Espiral do Conhecimento, Inovação e Importância da Gestão do Conhecimento.

No mundo em que vivemos tudo muda muito rápido, o que é sucesso hoje amanhã pode não ser. Por isso temos que estar atentos às mudanças e sempre inovando, transformando o conhecimento explícito em tácito ou seja não basta ter conhecimento, temos que aplica-lo, realizarmos nossas ideias.

O espiral do conhecimento se estrutura em quatro modos de conversão são elas: socialização, externalização, combinação e internalização. Como podemos aplica-las em nosso cotidiano profissional?

Seria construindo um campo que facilite a interação. Por exemplo uma reunião mais descontraída, onde todos contassem suas experiência, fazendo assim uma reflexão coletiva, entrando então em um consenso e depois aplicando.

Uma empresa tradicional que vive de uma forma antiga fica parada no tempo, pois não inova e acaba não motivando seus funcionários. Já a empresa da gestão do conhecimento tem seus funcionários como membros da empresa e não só como simples funcionários. Investem em capacitação, em lazer, tentam entender as dificuldades e as facilidades de cada um. O funcionário não fica na empresa só pelo dinheiro, mas também pelo ambiente de trabalho, onde tem espaço para expor suas ideias, e se sente valorizado, com isso a empresa inova e cresce.

Entrevistas

Empresa – 1: Manoel da Silva Xavier

O que entende por Gestão do Conhecimento e como aplica em sua empresa?

R: Creio que é tudo aquilo o que gere conhecimento ao indivíduo. Montei uma biblioteca virtual na empresa e dou-lhes uma hora e meia por semana para que pesquisem temas sobre suas funções e relativos a qualquer setor da mesma.

O que favorece o conhecimento dentro da empresa?

R: Reuniões, debates, discussões e leitura.

Para você, quais são as barreiras do conhecimento?

R: O desinteresse dos funcionários, escassez de recursos, entre outros.

Empresa – 2: Amanda Bueno de Queiroz

O que entende por Gestão do Conhecimento e como aplica em sua empresa?

R: Para mim gestão do conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos dentro da empresa, através de atividades, sistemas, entre outros.

O que favorece o conhecimento dentro da empresa?

R: Promover palestras, festas para os funcionários se conhecerem e conviverem melhor.

Para você, quais são as barreiras do conhecimento?

R: Falta de incentivo dos superiores, falta de informação aos funcionários, desinteresse dos mesmos e muitas outras.

Considerações Finais

Através deste relatório ficou claro a importância da GC em todas as organizações e para os seres em individual, pois aumenta a capacidade de criar e aprender novos conhecimentos.

Percebe-se que as organizações utilizam desta ferramenta para ultrapassar os limites competitivos entre as mesmas e estar sempre à frente.

Conclui-se no entanto, que as empresas que não praticam a GC, enfrentam o lema ou mudam ou morrem.

Bibliografia

REZENDE, Yara. Estudo de caso de uma empresa na gestão do conhecimento: Natura. In: CONGRESSO

NACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, 1. 2002. Anais... São Paulo : IBC, 2002.

TAKEUCHI, Hirotaka e NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento... Porto Alegre: Bookman, 2008.

www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/.../T7_0105_0086.pd...

www.gestaoetc.com.br>Artigos

www.tiespespecialistas.com.br/.../a-importancia-da-gestao-do-conhecimento.

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Ser Virtual e o Saber Real. Disponível em:

<http://xa.yimg.com/kq/groups/16987402/305194573/name/GC_NaturaCosmeti

cos.pdf>. Acesso em: 25 set. 2012.

CARTONI, Daniela Maria. Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia

Organizacional. Disponível em:

<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/69/67>.

Acesso em: 25 set. 2012.

VIDAL, Raphaela et al. Que fatores facilitam a gestão do conhecimento em um cluster de

empresas? Artigo. Disponível em:

<http://www.revistaespacios.com/a09v30n03/093003101.html>. Acesso em: 25 set.2012.

...

Baixar como  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »