TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  4.367 Visualizações

Página 1 de 3

1-Por qual motivo o homem fez surgir a contabilidade?

R. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio.

2) Qual é o objeto e o objetivo da Contabilidade?

O objeto da Contabilidade é o patrimônio, o contexto formal da estrutura patrimonial que vai se alterando a medida em que ocorrem variações nos eventos contábeis.

Já os objetivos (o que fazer aonde chegar) são registrar essas variações, transmitir de forma inteligível as informações aos usuários da Contabilidade, de acordo com suas necessidades.

3- Cite e explique algumas maneiras de se registrar e controlar contabilmente na época empírica.

Resp. Os Sumérios, Babilônios e também os Assírios, faziam os seus registros em peças de argila retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tabuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas. Estes registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente `a cabeças existentes, ou o quantitativo dos sacos de cereal.Os Incas utilizavam nós dados em cordas penduradas, que registravam os seus bens.Os rebanhos eram controlados através de pedras, que correspondias as cabeças de ovelhas ou gado.

4Qual a doutrina contábil explica a dinâmica do balanço, evidenciada pelos fatos permutativos e modificativos? Fundamentar resposta.

R. A Doutrina Contábil é a NEOCONTISTA.

Para os neocontistas, a principal função da contabilidade era a de registrar e classificar as contas e não a de demonstrar os aspectos econômicos e suas teorias baseavam-se na equação fundamental da contabilidade (ATIVO – PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO) para explicar a dinâmica do balanço, evidenciada pelos fatos permutativos e modificativos.

5-Qual a doutrina que define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio como a grandeza real que se transforma com a evolução das atividades econômicas? Fundamente sua resposta.

R. A doutrina Patrimonialista, pois define a Contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio e também define o patrimônio como o objeto da Contabilidade.

O Patrimônio ou Passivo Não Exigível é o conjunto dos recursos dos sócios ou acionistas aplicados numa empresa, abrangendo o capital inicial, as reservas constituídas e os lucros acumulados.

6O que é a Escola Contista e quem fundamentou?

Como primeiro expositor do método das partidas dobradas, Pacioli foi o grande iniciador da primeira escola de pensamento contábil, o Contismo.

Para os adeptos desta corrente, a principal preocupação da Contabilidade seria com o processo de escrituração e com as técnicas de registro através das contas.

7-O que são as Doutrinas contábeis ?

R .São conceitos contábeis desenvolvidos através de estudos.

8- fundamente a primeira Escola considerada Cientifica suas influencias e o seu principal difusor.

Escola Administrativa ou Lombarda foi a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com