TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Luz

Exames: Teoria Da Luz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  379 Visualizações

que Thomas Young(1773-1829) redescobriu a interferência da luz, em 1801, e mostrou que a teoria ondulatória era essencialpara interpretar este tipo de fenómenos. Esta visão foi aceite durante quase todo o século XIX, epossibilitou a James Clerk Maxwell (1831-1879) mostrar que a luz constitui uma parte do espetroeletromagnético. Este físico acreditava que as ondas de radiação eletromagnética necessitavam de ummeio especial para se propagarem através dele, e ressuscita o nome de "éter luminoso" para esse meio. Aexperiência de Michelson-Morley, em 1887, mostrou que, se o meio existia, não podia ser detetado.

Atualmente, de um modo geral, é aceite que o éter é uma hipótese desnecessária. Em 1905, Albert Einstein(1879-1955) mostrou que o efeito fotoelétrico só poderia ser explicado com a convicção de que a luz eraformada por um feixe de fotões de energia eletromagnética. Esta descoberta trouxe novamente o conflitoentre a teoria corpuscular e ondulatória, tendo sido gradualmente resolvido pela evolução da teoriaquântica e da mecânica ondulatória. Embora não seja fácil construir um modelo que contemple ambas ascaracterísticas de onda e de partícula, aceitou-se, de acordo com a teoria de Bohr da dualidade, quenalgumas experiências a luz se comportava como onda, enquanto que noutras tinha comportamento decorpúsculo.

Pode-se decompor a luz branca nas suas diferentes componentes de cor usando um prisma. Este efeitobaseia-se na refração da luz, quando esta passa de um meio para outro. Uma parte da luz pode serrefletida na superfície de separação entre dois meios. Nos instrumentos óticos aproveita-se em especial arefração, a dispersão e reflexão da luz.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com