TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Estudos sobre o conteúdo: O primeiro ano de vida e a maternidade a luz da Teoria Winnicottiana

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais são as características de um “ambiente suficientemente bom”? Explique a luz da Teoria Winnicottiana do Amadurecimento Pessoal Normal (2,5 p);

A teoria do amadurecimento pessoal de Winnicott baseia–se na concepção de que todo ser humano é dotado de uma tendência inata a amadurecer e por ser uma tendência e não uma determinação pode ser que ela não se realize. Para que se realize, o bebê depende de um ambiente facilitador (neste caso, a mãe suficientemente boa) que forneça cuidados suficientemente bons. Winnicott ao definir a sua teoria, enfatizou que esta inclui “a história total do relacionamento individual da criança até seu meio ambiente específico.” (Winnicott 1971b, p. 14).

As características de um ambiente suficientemente bom são as condições favoráveis físicas e psicológicas, com as quais o indivíduo convive e que dá andamento ao processo de amadurecimento dele. A mãe ou a pessoa responsável pelas condições facilitadoras para que o crescimento do bebê se efetive, atende totalmente às suas necessidades e ao cometer falhas, esse ambiente é capaz de repará-las a tempo de não causar um estrago irreversível.

2. “Para Winnicott as psicoses e não as neuroses são o paradigma do adoecer humano, e derivam do fracasso ambiental em favorecer a resolução das tarefas pertinentes a cada período do desenvolvimento transformando-as em conquistas”.

A partir desta afirmação e do conceito de que a Teoria do Amadurecimento Pessoal Normal está fundada sobre duas concepções de base expliquem o paradigma do adoecimento psíquico para Winnicott. (2,5 p.)

A vida desde cedo se mostra extremamente difícil e nenhuma criança deixa de demonstrar tais dificuldades. A forma com que ela irá lidar com tais obstáculos, dá o que Winnicott define como saúde infantil. Por ele, o termo “saúde” é definido a partir da utilização pela criança de quaisquer recursos existentes como defesas frente à ansiedade e conflito intolerável que se relacionam com o tipo de ajuda disponível. A descoberta gradual de sua espontaneidade e individualidade bem como a evolução da brincadeira são sinais saudáveis de desenvolvimento, ainda que este nunca seja finalizado totalmente. Winnicott diz que a natureza do distúrbio está relacionada com o seu ponto de origem na linha do amadurecimento, ou seja, com a natureza da tarefa com a qual o bebê ou criança estava envolvido por ocasião do fracasso ambiental.

A doença psíquica, para Winnicott, não tem o mesmo sentido de doença dado pela psiquiatria, que lhe atribui um caráter hereditário ou constitucional; trata-se de um tipo de imaturidade, uma parada no continuar-a-ser do indivíduo por defesa ou reação contra a angústia que emerge diante de uma invasão, ou diante do impedimento de algo que precisava ter acontecido e não aconteceu. Deste modo, as conseqüências da falha ambiental para a saúde psíquica da criança podem ser relacionadas de acordo com o momento em que a falha acontece na linha de evolução, que parte da dependência absoluta rumo à independência.

Ao amadurecer o indivíduo passa por fases e cada etapa caracteriza-se por novas tarefas, e o amadurecimento consiste precisamente na solução satisfatória dessas tarefas sucessivas que se tornam cada vez mais complexas, sendo que a solução das tarefas posteriores depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com