TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Bronsted-Lowry

Casos: Teoria De Bronsted-Lowry. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria ácido-base de Brønsted-Lowry

Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry, conceito ácido-base de Brönsted-Lowry ou ainda modelo ácido-base de Brönsted-Lowry é uma das elaboradas teorias ácido-base que propõe descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases. Recebe o nome composto Brönsted-Lowry em homenagem a dois cientistas que a propuseram independentemente: Johannes Nicolaus Brönsted e Thomas Martin Lowry, ambos em 1923.1 2 3 4

As espécies químicas consideradas ácido ou base, são, por simplicidade, muitas vezes ditas "ácido (ou base...) de Brönsted". Menos frequente, embora, pode-se ainda encontrar a denominação ácido de Lowry.

Nesse proposto sistema (e é isso o que precisamente o caracteriza, em essência), chama-se:4

• ácido: qualquer espécie química que exiba tendência a doar protões (íons H+);

• base: qualquer espécie química que exiba tendência para aceitar protões (íons H+).

Pares conjugados

Comportam-se, desse modo, as espécies químicas efetivamente como pares conjugados: uma dada espécie química será apreciada como ácido ("ácido de Brönsted-Lowry") em relação a outra espécie química bem definida. Com efeito, pode dar-se de certa espécie química "A" mostrar-se um ácido perante outra espécie "B" e, todavia, comportar-se como base perante uma terceira espécie "C" — o que está em perfeita conformidade com o modelo proposto (a proposta teoria ácido base de Brönsted-Lowry).4

Água como base de Brønsted

Assim, outras substâncias, tais como a água, podem comportar-se, nessa definição específica, quer como ácido quer como base, a depender do par em apreciação.

Como exemplo, na reação entre ácido acético e água, o ácido acético atua como um ácido por doar um hidrogenio à água, a qual atua como uma base (em relação ao ácido em consideração). A equação é:4

Água como ácido de Brønsted

Doutro lado, a água pode também atuar como um ácido perante, por exemplo, a amônia (NH3).

A equação para essa reação (que vem a ser a reação de hidratação da amônia) é:4

na qual H2O doa um hidrogenio a NH3, próton que se liga por covalência dativa ao grupo (:)NH3, dado que o átomo de nitrogênio dispõe dum par de elétrons em seu último nível; esse par eletrônico vem a ser o par ligante da coordenovalência.

A água mostra, dessa forma, ser anfótera: hábil a atuar tanto como um ácido como uma base, na estrita dependência da espécie química que lhe é conjugada. Essas reações são reversíveis: ocorrem tanto num sentido quanto no seu inverso.

A reação inversa da reação entre ácido acético e água (recombinação das espécies dissociadas) é:

Na reação inversa, H3O+ atua como um ácido ao doar um próton ao radical acetato, CH3COO-, que atua como uma base conjugada.

Como na dissociação, CH3COOH atua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com