TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Contabilidade

Relatório de pesquisa: Teoria da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Cuiabá

Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade

Professora: Ana Paula

Atividades

Acadêmicos:

Altair Epifânio de Almeida - 3715647959

Andréia Cristiane P. de Barros - 3721657099

Marize Alexandrina de Barros - 3786819641

Taynnara Iris Carvalho Silva - 3786742647

Thamer Augusto Calderon Pitante - 4215778620

Zaine Nascimento de Siqueira - 4222842856

10 de Setembro de 2012

Introdução

"Sem teoria, os fatos são silenciados" (F. Von Hayek)

Segundo o dicionário Aurélio, teoria é o conjunto de princípios fundamentais duma arte ou duma ciência. No fim do século XIX nascia uma teoria que colocaria uma "padrão" a ser seguido, tanto para ser posto em prática, quanto para ser usado como base para o crescimento de uma profissão ao longo da história.

Teoria essa que foi se aperfeiçoando com o passar do tempo, e se adaptando as necessidades das pessoas trazendo mais praticidade e agilidade para as tarefas desempenhadas pelas mesmas.

Teoria da Administração

A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos sejam eles na vida pessoal, profissional, organizacional e até mesmo social, bem como a relação entre o aumento da quantidade de recursos e a complexidade do processo administrativo.

Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, o seu principal impacto é sobre o desempenho das organizações, que assumiram a importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Sendo tão importantes para a realização de objetivos sociais, as organizações afetam a qualidade de vida dos indivíduos.

Com o crescimento das organizações, surgiu-se a necessidade de administrá-las adequadamente, assim surgiu a Teoria Geral da Administração, que em certos aspectos é um meio de pôr em prática os conceitos e as ideologias a respeito das organizações. A teoria trata dos conceitos em geral e das empresas de uma forma particular, que começou como uma teoria preocupada com poucos aspectos dentro das organizações, focando exclusivamente aos problemas imediatos.

Preocupação com a eficiência

Ao longo de sua carreira, Frederick Winslow Taylor procurou resolver problemas que eram e continuam comuns dentro das empresas. Com base em suas observações e experiências, Taylor começou a desenvolver o seu sistema de administração das tarefas, que mais tarde ficou conhecida como a Administração Científica.

Esse movimento desenvolveu-se em três momentos:

A Primeira Fase: Ataque ao "problema dos salários"; Estudo sistemático do tempo; Definição de tempos-padrãos; Sistema de administração de tarefas

A Segunda Fase: Ampliação de escopo, da tarefa para a administração; Definição de princípios de administração do trabalho

A Terceira Fase: Consolidação dos princípios; Proposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa; Distinção entre técnicas e princípios

Teoria Clássica

Buscar enfatizar a estrutura organizacional que nasceu com Henri Fayol, substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão anatômica da empresa em termos de organização, para Fayol toda empresa desempenha seis funções básicas:

Funções técnicas, Funções Comercias, Funções Financeiras, Funções Contábeis, Funções Administrativas e Funções de segurança.

As funções administrativas constituem as próprias funções do administrador, que são compostas pelos elementos:

Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar

A teoria clássica também se caracteriza em como o administrador deve se conduzir em todas as situações por intermédio do processo administrativo e quais princípios gerais deve seguir para obter a máxima eficiência.

Teoria da Burocracia

Nascida com Max Weber, a teoria da burocracia é voltada exclusivamente para a racionalidade e para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com