TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das emoções - James Lange

Resenha: Teoria das emoções - James Lange. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  214 Visualizações

TRABALHO DE PPB

Teoria da emoção - James-Lange

Essa teoria propõe que os estímulos produzem mudanças corporais que, por sua vez, geram emoções, portanto, essa teoria sugere que os estímulos estão primeiramente vinculados a respostas físicas, que somente depois serão interpretados como emoção.

Essa teoria faz duas afirmações:

Eventos que incitam emoções despertam respostas periféricas (controladas pelo sistema nervoso periférico, responsável pelos reflexos e pelas reações fisiológicas).

As repostas periféricas de cada emoção são distintas, de modo que cada padrão é reconhecido como característico de uma diferente emoção.

Teoria da emoção – Cannon-Bard

Essa teoria propõe que as reações fisiológicas e psicológicas ocorrem ao mesmo tempo.

Um estímulo é recebido pelo córtex, é reconhecido como produtor de emoção e enviado para ativar os centros encefálicos mais baixos, no hipotálamo e no sistema límbico. Desta parte do encéfalo os sinais são, enviados simultaneamente aos músculos externos e órgãos internos e de volta ao córtex. Os músculos e órgãos fazem as reações fisiológicas para a emoção, enquanto o córtex percebe o sinal como emoção.

Teoria da emoção – Schachter

Esta teoria é supostamente baseado em experiências que mostram que os indivíduos podem ter diferentes reações emocionais apesar de ser colocado no mesmo estado fisiológico.

Há uma excitação fisiológica e isso vira ponto comum em se dizer que as emoções provocam uma reação fisiológica, isso é ponto pacífico. O problema na realidade é saber como se processa a manifestação subjetiva, quando poso reconhecer que existe uma determinada emoção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com