TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Contabilidade

Seminário: Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 10

Estudar individualmente o conteúdo dos capítulos 1 e 2 do livro-texto da disciplina que tratam da Introdução ao Empreendedorismo e o Processo Empreendedor.

Neste primeiro passo fora analisado e estudado a introdução ao empreendedorismo, além do conceito foi possível perceber quando foi sua origem e intensificação, além de consequências imediatas por ele causadas. Após os conceitos primários houve uma análise de como entender o processo do empreendedor, como também , houve um estudo analítico da mortalidade das pequenas empresas a partir do ano de 1997 2001. Já no segundo capítulo do livro empreendedorismo cujo o autor citamos Dornelas, possuiu destaque para a Revolução para o Empreendedorismo, também como, a Evolução histórica das teorias administrativas. Ao final, houve uma narração sobre o Empreendedorismo no Brasil, uma análise histórica do surgimento do mesmo. Assim destacamos a aplicação das diferenças entre o Administrador e o Empreendedor e seus conceitos.

Analisar cuidadosamente o conteúdo do quadro 2.3 Características dos Empreendedores de sucesso.

Quanto ao exercício referido ao quadro 2.3 percebemos que: Tratando-se do exercício de autoavaliação a pontuação média do grupo finalizou em um total de 130 pontos, o que nos caracteriza com o perfil empreendedor.

Tendo como pontos fortes:

Saber a importância de conhecer as necessidades dos clientes e tomar medidas necessárias para concluir seus desejos.

Se adaptar a novos desafios e situações de problemas.

Sentir e buscar motivações para metas, buscar crescimentos e superar resultados propostos.

Facilidade no convívio grupal e possuir iniciativas sempre que preciso.

Ter perspectivas futuras.

Tendo como pontos fracos:

Intolerância ás incertezas e falta de estrutura, bem como, stress e conflitos diários.

Foco apenas nos, lucros, esquecendo-se do poupar.

Desenvolva individualmente o exercício de Autoavaliação de seu perfil empreendedor (Ambiente, atitudes e Know-how), para promover uma reflexão sobre o que é ser empreendedor.

Para atingir o resultado, utilizei um questionário de autoavaliação de perfil empreendedor com trinta questões , que atribui pontuação a cada uma das questões e co a soma de todo o questionário, defini o meu perfil empreendedor. Analizei o ponto forte e cheguei a um consenso que já estou pronto para ser um empreendedor, pois as características foram pro atividades, iniciativa, disciplina e conhecimento. Visando estas características podemos observar que estou apto para a área dos negócios, em contrapartida o Empreendedor assume riscos que podem ocasionar em prejuízos e falência.

Em suma conclui, que o empreendedor é aquele que cria, que inova, que não tem medo, é seguro ao assumir riscos calculados. Ele tem uma percepção de crescimento dos negócios, é um visionário na área dos negócios, tomadores de decisões, exploram as oportunidades, são determinados e dinâmicos. Porém, entendi que o administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, organizações, ele é inseguro na hora de assumir riscos dentro do seu negócio.

Discutir com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferença entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que cada integrante do grupo encontrou do exercício de autoavaliação.

Embora compartilhem característica semelhantes, existem grandes diferenças entre ser administrador e empreendedor. As primeiras diferenças notadas serão explanadas a seguir, iniciando com o administrador, que possui como principais características ser orientado para o planejamento e controle, esta mais relacionado aos processos gerenciais, a solução de conflitos e circunstância desfavoráveis para a empresa, além de possuir uma visão mais abrangente da organização.

Por outro lado, o empreendedor possui instinto visionário diferenciado por ser portador de uma motivação única, possui perfil da necessidade de reconhecimento e admiração, tem coragem para ousar, criar uma ideia nuca vista antes, embora nem sempre se faz presente nas corporações. Está sempre focado nas oportunidades do mercado, a final possui uma grande característica além de muitas outras que é a de facilidade de identificar algo e transformá-lo em oportunidades presentes ou futuras.

No modo de exercer o trabalho podemos notar tais diferenças: Enquanto o administrador trabalha em base de diretrizes, o empreendedor trabalha mais com a criatividade e o aprendizado formal e diversificado. Dessa forma, percebe-se que todo administrador precisa ser empreendedor, por outro lado, nem todo empreendedor vê-se um administrador.

Elaborar um relatório entre 01 e 02 páginas, indicando e criticando o resultado da média que os alunos conseguiram no exercício de autoavaliação.

Para um primeiro momento estabelecemos alguns comentários que vão ser expostos a seguir.

Será preciso adquirir mais autoconfiança para lidar com as dificuldades que possam surgir,como o stress recorrente da rotina diária, além de pensar menos no dinheiro e mais nos resultados a serem alcançados, ter fé no negócio como um todo.

Possuir senso de disciplina e vontade, começando pelo grau hierárquico como: Sócios, funcionários, como funcionários terceirizados, tendo como resultado fiel ao cliente. Concluímos que ser empreendedor não é tão fácil quanto parece, é preciso saber escolher uma equipe coesa, séria, disciplinada, e com senso comum. Empreender não pode apenas basear-se num sonho, mas como colocá-lo em prática e mantê-lo no mercado competitivo, saber a hora de empreender e compreender, como cobrar e perceber, ter ânimo e força, ter feeling de mercado e senso crítico para compra e venda.

Para Dornelas Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. É a perfeita implementação destas oportunidades que leva a criação de negócios de sucesso. Porém entre as definições entre empreendedorismo e empreendedor os estudos sempre vão apontar sobre a criação de valor, seja por meio de empregos, lucros, crescimentos, bem estar, empresas, inovações e mudanças.

O empreendedorismo envolve definição, criação e distribuição de valores e benefícios para indivíduos, grupos, organizações e para a sociedade. Raramente é proposta de enriquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com