TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termometria

Resenha: Termometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Resenha  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

TERMOMETRIA

A Termometria é o ramo da física que estuda a temperatura e as diversas escalas inventadas ao longo do tempo, é devido ao estudo da Termometria que se devem equipamentos de medição de temperatura, tais como, termômetros de mercúrio, etc.

A Termometria se desenvolveu muito nos últimos dois séculos devido aos estudos microscópios que começaram a ser desenvolvidos desde então. Os conhecimentos que antes eram apenas macroscópicos foram ampliados e revistos para que todas as falhas existentes nas teorias pudessem ser solucionadas.

Apenas com o tato é possível perceber se um objeto está mais quente ou mais frio que outro corpo tomado como referência. Essa noção de quente e frio está intimamente relacionada com o grau de agitação das partículas constituintes do corpo. A grandeza física que permite dizer se algo está quente ou esquentando, frio ou esfriando é a temperatura. A temperatura é a grandeza associada à energia cinética média das moléculas de um corpo.

MEDIDA DE TEMPERATURA

Quando a temperatura de um corpo muda, algumas propriedades desse corpo se modificam. Por exemplo:

• Quando aquecemos um líquido, o volume deste líquido aumenta.

• Quando aquecemos uma barra de metal, o comprimento desta barra aumenta.

• Quando aquecemos um fio elétrico, a resistência deste fio elétrico aumenta.

• Quando aquecemos um gás confinado, a pressão deste gás confinado aumenta.

Podemos usar estas propriedades para criar uma ferramenta capaz de medir a temperatura de um corpo, colocando um destes tipos de material em contato com o corpo. O nome desta ferramenta usada para medir a temperatura de um corpo é Termômetro.

Existem vários tipos de termômetros que usam diversas propriedades físicas da matéria para medir a temperatura, por exemplo: Termômetro Clínico, Termômetro de Cristal Líquido, Termômetro a Álcool, Termômetro a Gás, Termômetro de Radiação, Pirômetro Óptico, Termômetro Digital, entre outros.

O tipo mais comum de termômetro que existe é o termômetro de mercúrio, que consiste em um bulbo (recipiente) ligado a um tubo capilar. No interior deste bulbo, existe certa quantidade de mercúrio. Quando colocamos este termômetro em contato com um corpo mais quente, o mercúrio vai se aquecer e dilatar, então a altura de mercúrio no tubo capilar vai aumentar até parar, quando o mercúrio entra em equilíbrio térmico com o corpo. Cada altura da coluna de mercúrio no tubo capilar corresponde a uma temperatura.

Para determinar a escala de temperatura, colocamos o termômetro na água e gelo em equilíbrio térmico (sempre à pressão de um atm.), esperamos o mercúrio entrar em equilíbrio térmico com o gelo em fusão, então o mercúrio para. Chamamos este ponto, onde o mercúrio se estabilizou de Primeiro Ponto Fixo Fundamental. Depois colocamos o termômetro em contato com água em ebulição, quando o mercúrio entrar em equilíbrio térmico com a água e vapor, marcamos o Segundo Ponto Fixo Fundamental. Entre estes pontos, dividimos a altura do tubo capilar em partes iguais, montando assim, uma escala termométrica, onde cada altura corresponderá a uma temperatura.

ESCALAS TERMOMÉTRICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com