TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Termometria

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  1.919 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho

De

Física

         

História da Termometria

Historicamente, sabe-se que o primeiro termômetro era formado por uma parte de vidro arredondada, denominada bulbo. Este termômetro foi inventado pelo grande físico, matemático e astrônomo Glileu Galilei. Ele aquecia o bulbo retirando parte do ar que estava dentro para assim, para poder emborcar o tubo dentro da água. Após mergulhar o tudo dentro da vasilha com água e corante, a temperatura do bulbo voltava ao normal.

Dessa maneira ele conseguia realizar comparações  entre os mais variados objetos que eram colocados em contato com o bulbo, pois ele observou que a altura do objeto que a altura da coluna da água dependia da temperatura do objeto, ou seja,  quanto mais alta fosse a temperatura, mais alta ficaria a coluna da água.

Com base nos termômetros construídos por Galileu, vários outros cientistas se dedicaram também a construção de termômetros.

Principais físicos e matemáticos

Anders Celsius: A escala centigrama, como hoje é conhecida, foi proposta pela primeira vez pelo físico sueco Anders Celsius. Em sua escala, o zero indicava o ponto de solidificação da água, enquanto 100° indicava o ponto de ebulição da mesma. No século XX a escala centigrado passou a ser chamada de escala Celsius, em homenagem a seu idealizador. Essa escala foi escolhida pelos congressos internacionais como sendo a escala padrão a ser usada em qualquer atividade e em qualquer país do mundo.

Daniel Fahrenheit: O grau Fahrenheit é uma escala de temperatura e proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição de 212 °F. Uma diferença de 1,8 grau Fahrenheit equivale à de 1 °C. Esta escala foi utilizada principalmente pelos países que foram colonizados pelos britânicos, mas seu uso atualmente se restringe a poucos países de língua inglesa, como os Estados Unidos e Belize.

Lord Kelvin: As propriedades do calor foram um dos sistemas preferidos de Kelvin. Analisou com mais profundidades as descobertas de Jacques Charles sobre a variação de volume dos gases em função da variação da temperatura. Charles concluíra, com base em experimentos e cálculos, que à temperatura de -273ºC todos os gases teriam volume igual a zero. Kelvin propôs outra conclusão: não era o volume da matéria que se anularia nessa temperatura, mas sim a energia cinética de suas moléculas. Sugeriu então que essa temperatura deveria ser considerada a mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto. A partir dela, propôs uma nova escala termométrica (que posteriormente recebeu o nome de escala Kelvin), a qual permitiria maior simplicidade para a expressão matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.

Aplicações da termometria no nosso cotidiano

Em vários momentos podemos perceber a presença  da termometria no nosso dia-a-dia . Com ela podemos sabe a temperatura do nosso corpo, a temperatura do ar que encher o pneu de uma bicicleta,podemos observar também como a temperatura da água muda se colocarmos algo mais quente ou mais gelado sobre ela. Se olharmos bem, perceberemos que dependendo do seu material e a agitação dos átomos o objeto pode ser quente ou gelado.

Dilatação dos sólidos

Na dilatação dos sólidos podemos afirmar que alguns objetos aumentam de tamanho quando aumentamos a sua temperatura, um exemplo é que com o aumento da temperatura o corpo sofre variações no comprimento, na largura e na altura, sem nem percebermos. Outro exemplo é quando temos um vidro com uma tampa emperrada, se ela for de metal, podemos jogar água quente e a tampa se dilatara, ficando frouxa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com